O prefeito Junior da Femac, juntamente com Jossuela Pireli, secretária municipal de Assistência Social, participou nesta quinta-feira (24/08) da abertura da 4ª Conferência Regional de Segurança Alimentar e Nutricional. Com o tema “Comida de Verdade, Democracia e Equidade: Erradicar a fome e garantir direitos”, o evento discutiu as propostas que serão apresentadas na conferência estadual, que acontecerá no dia 28 de setembro, em Foz do Iguaçu.

A conferência, que teve a presença de representantes de 13 municípios da região, está programada para acontecer ao longo do dia no auditório Professor José Berton, na Unespar/Fecea. Estavam previstas palestra, discussão dos eixos temáticos, plenária para aprovação das propostas, eleição dos delegados para a conferência estadual e entrega de certificados de participação.

O prefeito Junior da Femac destacou que Apucarana e os municípios da região foram fundados com o objetivo de produzir alimentos. “A segurança alimentar está na base da existência do ser humano e a produção de alimentos faz parte da história, das características e do potencial da nossa região”, pontua Junior da Femac.

Citando ações como o Programa Feira Verde e a aquisição de alimentos da agricultura familiar para a alimentação escolar, Junior da Femac reitera que a conferência representa a oportunidade de cada município dar a sua contribuição no processo de formatação das políticas públicas. “As conferências são oportunidades para apresentar propostas de como desejamos que a agricultura familiar seja remunerada, como acontecerá o incentivo do cultivo orgânico, como será garantida a sucessão familiar nas propriedades, como será levada uma internet de qualidade e como vai ocorrer a disseminação de novas tecnologias”, exemplifica Junior da Femac.

O chefe do núcleo regional da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab), Antônio Biral, citou como exemplos de políticas públicas programas do governo do Estado, entre os quais o Leite das Crianças e o Coopera Paraná que adquire produtos de cooperativas da agricultura familiar. “Os agricultores são responsáveis pela constância no aumento da produtividade e por abastecer os mercados com seus produtos, isso para que as pessoas que vivem nas cidades tenham à disposição alimentos saudáveis e de qualidade”, frisa Biral.

Também estiveram presentes na conferência Roseli Pittner,  presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea),  Tatiana Marin, coordenadora da Comissão Regional de Segurança Alimentar e Nutricional de Apucarana, David Brito, presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Nilton Fornaciari, presidente da Cooperativa dos Cafeicultores do Pirapó (Coocapi), Geraldo Maronezi, coordenador regional do Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR),  e o professor Paulo Antônio da Silva, que no ato representou o Núcleo Regional de Educação.

 

 

 

Publicações Recomendadas