As ações preventivas e curativas de doenças desenvolvidas na rede pública de saúde de Apucarana contam com um importante aliado que cada vez mais atrai o interesse da comunidade. Trata-se dos grupos de atividade física que são disponibilizados na maioria das 28 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município.
Os grupos de atividade física estão presentes em 22 das 28 UBSs de Apucarana, com uma média de 40 participantes em cada. As aulas são realizadas três vezes por semana em espaços na própria unidade de saúde ou locais como centros comunitários, academias ao ar livre, praças, espaços públicos, entre outros.
Com cerca de 80% dos frequentadores acima dos 60 anos, as aulas de atividade física das UBSs são ministradas por 8 profissionais de educação física do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e da Residência Multiprofissional em Atenção Básica, da Autarquia Municipal da Saúde (AMS).
Segundo o tutor do programa de Residência Profissional em Atenção Básica, Fábio José Antônio da Silva, o interesse da comunidade pelas atividades físicas desenvolvidas nas UBSs tem se mantido em ritmo crescente nos últimos anos. “A partir do momento que os participantes começam a constatar os benefícios da atividade física na sua saúde e qualidade de vida em geral, acabam trazendo familiares e amigos para compartilhar a experiência”, comenta o profissional de educação física, Fábio da Silva.
Os planos de aula dos professores incluem ginásticas localizadas, alongamentos, danças e caminhadas. “As atividades físicas começaram a ser oferecidas de forma integrada ao serviço de saúde em 2013, mas a iniciativa ganhou mais força e ampliação com a entrada dos profissionais residentes em educação física, em março de 2016”, observa o Fábio da Silva.
O diretor presidente da Autarquia Municipal de Saúde, Roberto Kaneta, lembra que a atividade física nas UBSs está, comprovadamente, proporcionando uma melhora nos indicadores de saúde, principalmente daqueles pacientes diabéticos, hipertensos, cardiopatas e gestantes, além do fator socialização.
Além da prática de atividade física, os grupos se tornam uma oportunidade de fazer novos amigos. A festa julina dos Grupos de Atividade Física das UBSs reuniu, há 15 dias, mais de 200 pessoas, num grande momento de confraternização e descontração.
Para Damião Felix do Nascimento, 80 anos, aposentado, um dos 30 integrantes do grupo de atividade física da UBS Leopoldo Hartwig Júnior, na Vila Nova, os benefícios dos exercícios que pratica duas vezes por semana vão além da melhoria na disposição para realizar as atividades do dia a dia. “Depois de uma cirurgia, meu braço quase não levantava e agora faço tudo com ele, está uma beleza graças os exercícios que faço. O que temos aqui é bom e importante para cada um de nós”, declara Nascimento.