A 28ª edição da Jornada Mundial da Juventude (JMJ – Rio 2013), que ocorre de 23 a 28 de julho no Rio de Janeiro, deverá receber 2,5 milhões de peregrinos oriundos da várias partes do mundo. Além disso, outros eventos que fazem parte da programação da jornada e que contarão com presença do Papa Francisco deverão reunir mais 4 milhões de pessoas. Os números foram apresentados nesta terça-feira (4 de junho) por Luiz Carlos Pugialli, presidente da Comissão Especial Governamental da JMJ, que fez o pré-lançamento do evento em Apucarana. A atividade fez parte da programação do X Congresso Internacional de Turismo Religioso Sustentável, que termina nesta quarta-feira, no Cine Teatro Fênix. O prefeito de Apucarana, Beto Preto, participou do pré-lançamento da JMJ e presenteou Pugialli com alguns mimos, entre os quais um boné e um livro sobre a história da Catedral Nossa Senhora de Lourdes.
Pugialli é secretário-executivo do papado no Brasil e esta é a quarta visita do gênero que ele está ajudando a organizar. No pré-lançamento da JMS, Pugialli divulgou toda a agenda do Papa Francisco no Brasil. De acordo com ele, o Papa Francisco manteve praticamente todo o roteiro que havia sido programado pelo papa Bento XVI e fez apenas 4 inclusões. “Ele pediu para visitar o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, no que está sendo chamado de presença devocional. A segunda inclusão foi uma visita ao Hospital São Francisco de Assis, onde existe um pavilhão para dependentes químicos. A terceira, é uma caminhada dentro da favela da comunidade de Varginha e a quarta inclusão é uma santa missa com bispos, sacerdotes, religiosos e seminaristas na catedral do Rio de Janeiro”, relata.
O presidente da Comissão Governamental da JMJ também fez um balanço das ações que antecedem a jornada. Até o momento, estão confirmadas delegações de 175 países, resultando em 55 idiomas, já há 275 mil inscritos e 65 mil voluntários cadastrados. “Temos uma estimativa de 2,5 milhões de jovens, mas o maior desafio é saber quantas pessoas vamos conseguir reunir. Por isso, criamos uma campanha para incentivar as inscrições antecipadas, para podermos definir melhor a logística para receber todo esse contingente”, frisa.
Segundo ele, o evento está sendo planejado em mínimos detalhes, envolvendo principalmente questões de trânsito, segurança, hospedagem e alimentação, turismo e atrativos culturais. “São esperados 20 mil ônibus. Por isso, vão ser criados nos acessos 3 barreiras, postos de triagem chamados de HUB’s. Além disso, haverá uma legislação específica para a circulação do ônibus que vai vigorar nos dias do evento e o cartão peregrino para agilizar o acesso ao sistema de transporte coletivo, seja por trem, ônibus ou metrô”, observa.
Para facilitar o acolhimento de todo esse contingente e o escoamento do trânsito, será decretado feriado nos dias 25 e 26 e ponto facultativo nas repartições públicas em outras datas pela Prefeitura e Governo do Estado. O nível de detalhamento também chega aos restaurantes credenciados, que terão um cardápio especial, o menu do peregrino. Quanto ao alojamento, a organização do evento conta com o suporte das paróquias, escolas municipais e estaduais, além de casas de famílias hospedeiras. Na segurança, serão acionadas a Força Nacional, Guarda Municipal e Polícia Militar, tanto na proteção do Papa Francisco quanto nos demais eventos programados.
Ao final do pré-lançamento da 28ª JMS, Puglialli também aproveitou para falar das suas impressões sobre Apucarana. “Fiquei surpreso positivamente com a cidade, que é muito agradável e tem um prefeito que quer ver a sua cidade crescer. E o Brasil precisa de prefeitos assim. Gostaria de ficar mais tempo por aqui. Visitei o Parque da Redenção e achei um lugar fantástico. Pena que tenho que ir embora”, lamentou.
AGENDA DO PAPA FRANCISCO NO BRASIL
22 de julho
16 horas – acolhida oficial no Aeroporto Internacional da Base Aérea do Galeão (passagem do papa móvel pelo centro do Rio até o Palácio Guanabara)
17 horas – cerimônia de boas-vindas no Jardim do Palácio Guanabara (discurso do papa e da presidenta Dilma Rousseff)
23 de julho
19h30 – Missa de Acolhida aos peregrinos e abertura das catequeses – celebrado por Dom Orani Tempesta
* neste dia o Papa não terá agenda externa
24 de julho
8h15 – saída de helicóptero para Aparecida (SP)
10 horas – veneração da imagem da virgem na Basílica do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida
10h30 – Santa missa na Basílica Nacional de Aparecida
13 horas – almoço no Seminário Bom Jesus
16 horas – retorno ao Rio de Janeiro
17h25 – chegada na base aérea do III COMAR e deslocamento para o Hospital de São Francisco (Tijuca)
18h30 – visita ao Hospital São Francisco de Assis (discurso do Santo Papa)
25 de julho
9h45 – entrega das chaves da cidade ao Santo Padre e bênção das bandeiras olímpicas no Palácio da cidade (discurso do papa)
11 horas – visita à Comunidade de Varginha (região pacificada)
18 horas – festa de acolhida dos jovens na orla da praia de Copacabana
26 de julho
10 horas – confissão de alguns jovens na Quinta da Boa Vista
11h30 – breve encontro com alguns jovens detentos
12 horas – Angelus no balcão do Palácio São Joaquim
12h15 – almoço com jovens de todos os continentes
18 horas – Via Crucis na orla da praia de Copacabana
27 de julho
9 horas – santa missa com os bispos, sacerdotes, religiosos e seminaristas na Catedral do Rio de Janeiro
11h30 – encontro com a sociedade civil no Theatro Municipal
13 horas – almoço com os cardeais do Brasil
19h30 – vigília de oração (Campus Fidei, Guaratiba)
28 de julho
10 horas – santa missa no Campus Fidei, Guaratiba
16 horas – Encontro com o Comitê do Celam, Sumaré
17h30 – encontro com os voluntários, Riocentro
18 horas – cerimônia de despedida, na Base Aérea do Galeão