Apucarana já recepciona desde sábado (1) delegações da Argentina, Paraguai, Uruguai e Bolívia. E, nas próximas horas, são esperados também os congressistas italianos, espanhóis, mexicanos e ainda do Vaticano.
A rede hoteleira de Apucarana está com sua capacidade esgotada e alguns visitantes devem se alojar em cidades vizinhas. A organização do 10º Congresso Internacional de Turismo Religioso Sustentável está acomodando alguns congressistas nos apartamentos do Cedras, cedidos pela Diocese de Apucarana.
Desde a noite de sábado o espaço cultural, armado na Praça Rui Barbosa, em frente à Catedral Nossa Senhora de Lourdes, já reúne visitantes e a comunidade apucaranense. No local acontecem apresentações artísticas e musicais. O espaço também abriga estandes de artesanato, produtos religiosos e de apresentação de roteiros artísticos, além de praça de alimentação e área de lazer com brinquedos para crianças.
O prefeito Beto Preto fez ontem uma saudação aos visitantes. “Apucarana é uma cidade acolhedora e recebe todos de braços abertos neste importante evento ecumênico e de discussão para aprimoramento do turismo religioso no mundo. Saudamos a todos e, com as bênçãos de Deus, esperamos que o congresso seja um momento de confraternização e de avanço no turismo religioso”, declarou o prefeito Beto Preto.
A abertura oficial do congresso acontece nesta segunda-feira, dia 3, a partir das 9 horas, no Cine Teatro Fênix. Estão confirmadas as presenças dos bispos Dom Anuar Batisti, da Arquidiocese de Maringá (responsável pela Pastoral do Turismo na CNBB), Dom Celso Antônio Marchiori, da Diocese de Apucarana; o deputado federal André Vargas, vice-presidente da Câmara Federal; e o prefeito Beto Preto, além de representantes de delegações de vários países e de diversas religiões.