Fazendo parte da 14ª edição da Mostra Paranaense de Dança, Apucarana recebeu o espetáculo da companhia Balé Teatro Guaíra. A apresentação, que teve entrada gratuita e aconteceu na noite de sexta-feira (26), levou um grande público ao Cine Teatro Fênix.
O prefeito Junior da Femac lembra que a última edição presencial da mostra foi realizada em 2019 e, em 2021, houve um evento em formato on-line. “A mostra voltou agora com força, fazendo o intercâmbio cultural com os municípios. O Balé Teatro Guaíra também recebeu alunos de escolas públicas do município, para um ensaio didático na sexta e no sábado, com a proposta de integrar os jovens estudantes no universo da dança e estimular a formação de novas plateias”, comentou o prefeito. Segundo a secretária de Cultura, Maria Agar, Apucarana foi a única cidade do norte do Paraná a receber a Mostra Paranaense de Dança, com oficinas e as seletivas no sábado e domingo para todas as cidades no eixo Londrina-Maringá, reunindo cerca de 700 bailarinos. “A escolha de Apucarana foi justificada pela excelente estrutura da nossa Casa de Cultura, com todos os espaços necessários para as oficinas, seletivas e apresentações”, assinalou a secretária.
As apresentações e as seletivas chegaram a cinco cidades pólo do Paraná, carregadas de simbolismo. “Elas representam a volta da dança aos palcos, após o tempo de reclusão durante a pandemia. Para os jovens bailarinos, escolas e academias de dança, o retorno da Mostra Paranaense de Dança, reúnem as mais diversas linguagens da dança, em formato presencial”, destacou Simone Bönisch, coordenadora da Associação Brasileira de Apoiadores Beneméritos do Teatro Guaíra (ABABTG), entidade que organiza o evento, comemorando a 14ª edição da mostra.