Representantes de entidades ligadas à agricultura familiar, da Câmara de Vereadores e da Prefeitura de Barbosa Ferraz estiveram em Apucarana, nesta quarta-feira (10/05), para conhecer programas municipais. A comitiva verificou o funcionamento do Terra Forte e Feira Verde, além de colher informações sobre outras iniciativas, como o Espaço das Feiras, merenda escolar, economia solidária e hortas comunitárias.
O grupo foi recebido pelo prefeito Junior da Femac, que esteve acompanhado do secretário de agricultura, Gerson Canuto, e pelo engenheiro agrônomo, André Maller. Na comitiva de Barbosa Ferraz, estavam integrantes da Associação Casa da Agricultura Familiar, da feira do produtor daquele município, da Câmara de Vereadores e também da secretaria de agricultura e turismo.
Ao contextualizar as ações, Junior da Femac disse que o principal objetivo dos programas é fazer com que o dinheiro fique no próprio município. “No caso do Terra Forte, trabalhamos com o foco de assegurar a compra da produção dos agricultores familiares, seja para o abastecimento da merenda escolar com produtos frescos e saudáveis quanto para o atendimento de entidades sociais. Queremos que todos ganhem dinheiro e gastem no município”, frisa Junior da Femac.
Outro programa que despertou interesse da comitiva foi o Feira Verde, que está completando um ano de atividades nesta semana. O programa, que faz a troca de hortifrutigranjeiros por materiais recicláveis, já atendeu 20 mil famílias e garantiu o recolhimento de 200 toneladas de recicláveis. “A comitiva entendeu rapidamente o espírito do programa e se impressionou com vários aspectos do programa, especialmente o educativo pois incute nas pessoas a conscientização ambiental, o hábito de consumir alimentos saudáveis e que os recicláveis possuem um valor de troca e também monetário”, pontua Junior da Femac.
Mari Isiri, tesoureira da Associação Casa da Agricultura Familiar, afirma que a intenção é conhecer iniciativas que sejam replicáveis. “O objetivo da visita técnica foi conhecer programas que valorizem a agricultura familiar. O nosso objetivo é levar qualidade de vida para o produtor rural e encontrar caminhos para escoar nossos produtos, conseguindo colocá-los por exemplo na merenda escolar”, ilustra a representante da associação.