Agentes de Combate às Endemias estão percorrendo as trinta e seis escolas municipais de Apucarana. Durante as visitas, eles têm conversado com os estudantes, das turmas de 4º Ano do Ensino Fundamental, sobre a importância da população manter limpos os terrenos de suas casas. O projeto ‘Quintal limpo, cidade saudável’ faz parte do Programa Saúde na Escola (PSE), desenvolvido em parceria pelas Autarquias Municipais de Educação (AME) e de Saúde (AMS).

O prefeito Junior da Femac frisa que a administração realiza diversas ações com o intuito de manter ambiente asseado. “Nós mantemos equipes de roçagem pela cidade, disponibilizamos um caminhão de coleta de móveis para atender aos moradores, recolhemos pneus inservíveis e incentivamos a reciclagem do lixo por meio dos programas Sacola Verde e Feira Verde, entre outras iniciativas. Mas nada disso é suficiente se os apucaranenses não fizerem a sua parte,” afirmou.

Conforme a secretária Marli Fernandes, a educação ambiental faz parte do currículo da rede municipal, sendo abordada de maneira transversal em todos os anos escolares. “Os seres humanos costumam levar para toda a vida os hábitos que aprendem na infância. Por isso, é fundamental ensinarmos desde cedo às crianças sobre os cuidados com o planeta. Além do Programa Saúde na Escola, outras atividades de conscientização ambiental que desenvolvemos nas nossas unidades são o projeto Sementes do Futuro e a campanha Aqui o Mosquito Não Entra,” detalhou.

“As crianças também costumam compartilhar o que aprendem com os seus pais e familiares, possibilitando que as orientações dos Agentes de Combate às Endemias ultrapassem os muros das escolas. Parabéns às equipes da Saúde e da Educação pela idealização deste belo projeto,” cumprimentou o vice-prefeito, Paulo Vital.

Durante as palestras, os estudantes ainda recebem panfletos com informações sobre a proliferação do mosquito Aedes aegypti, causador de doenças como a Dengue, Zika e Chikungunya, os primeiros socorros em caso de acidentes com aranhas e escorpiões, e os principais contatos de emergência.