O auditório “Gralha Azul”, da Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana (Fecea) recebe nesta sexta-feira (17/05/2013), a partir das 19 horas, os trabalhos da 5ª Conferência Municipal das Cidades. Com o tema “Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana já!” e coordenação do professor Antônio Marcos Dorigão, a abertura oficial das atividades, que se estendem também ao logo deste sábado, vai contar com a presença do prefeito Beto Preto (PT). “Trata-se do cenário ideal para que a sociedade defina em conjunto os caminhos prioritários e coloque na pauta temas relevantes para que a cidade alcance o desenvolvimento sustentável e a coletividade ganhe em qualidade de vida”, pontua Beto.

Após ato de abertura, por volta das 20h30 está prevista a palestra “Reforma Urbana”, com professor Dr. Carlos Hardt. Na sequência, acontece apresentação do Regimento e Metodologia da Conferência.

Neste sábado (18/05), a programação tem início às 8 horas, também na Fecea, com abertura dos trabalhos e divisão dos grupos de discussão. Das 9 às 12 horas, acontecem os debates nos grupos. Após pausa para almoço, às 13h30 tem início as reuniões por segmento para eleição dos Delegados à Conferência Estadual das Cidades e dos Conselheiros Municipais da Cidade de Apucarana. No meio da tarde acontece plenária de deliberação das propostas dos grupos de debates e dos delegados e conselheiros eleitos. O encerramento da 5ª Conferência Municipal das Cidades, em Apucarana, está previsto para as 16 horas.

Os assuntos definidos como prioritários na etapa municipal serão levados para a 5ª Conferência Estadual das Cidades, prevista para os dias 13, 14 e 15 de agosto, em Curitiba. Os temas da etapa estadual, por sua vez, serão levados à 5ª Conferência Nacional das Cidades, agendada para 20 a 24 de novembro, em Brasília.

Segundo o diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan), vice-prefeito Júnior da Femac, o foco da conferência é para proposição de políticas e ações relativas ao funcionamento da cidade e da propriedade em atendimento às demandas sociais. “As Conferências das Cidades, em todas as suas etapas, debatem e avaliam as condições e situações urbanas como ocupação de risco, saneamento ambiental, regularização fundiária, conflitos fundiários, urbanização de assentamentos precários, acesso a moradia para a população de atétrês salários mínimos e mobilidade urbana, entre outros”, finaliza Júnior.

Mais informações sobre as atividades desta sexta e sábado podem ser obtidas pelo telefone 3162-4258 ou ainda por um hot site hospedado no portal da Prefeitura de Apucarana na internet – www.apucarana.pr.gov.br.

Publicações Recomendadas