O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) sediou na noite de terça-feira (13), a aula inaugural do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O evento aconteceu no auditório do Senac, no Parque Jaboti, com a presença do prefeito Beto Preto; do presidente da Câmara, vereador José Airton Araújo (Deco); do gerente regional do Senac, Agnaldo Alves Cassemiro; e da gerente do Sesc, Andréia Rinaldo.
As secretarias municipais da Indústria e Comércio – com a Agência do Trabalhador – e da Assistência Social, em parceria com o Sesc/Senac e Sesi/Senai de Apucarana, estão ofertando centenas de vagas em cursos profissionalizantes gratuitos, por meio do Pronatec.
Alguns cursos já começaram, mas as inscrições continuam abertas no Centro Social Urbano do Parque Bela Vista, nos quatro Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e também na Agência do Trabalhador, no centro da cidade. A secretária de Assistência Social, Márcia Regina de Sousa, e o secretário de Indústria e Comércio, Láercio Beani da Costa, presentes na aula inaugural, disseram que suas equipes estão mobilizadas para a formação de turmas.
O prefeito Beto Preto lembrou que em 2012 foram oferecidas 650 vagas do Pronatec para Apucarana. Porém, conforme frisou ele, não houve interesse do poder público e nenhuma turma foi formada. “Agora a qualificação está sendo tratada com prioridade e teremos 1.650 vagas em cursos profissionalizantes, durante 2013”, anunciou Beto Preto.
AVANÇO PROFISSIONAL – Ao se dirigir aos novos alunos, o gerente do Senac, Agnaldo Alves Cassemiro, fez uma apresentação das atividades mantidas pela Fecomércio, bem como seus objetivos, que visam fomentar o comércio com a qualificação de mão de obra.
“Esta parceria da iniciativa privada com o poder público está permitindo a formação de centenas de trabalhadores também na nossa região, abrindo oportunidades de avanço na carreira profissional e melhor renda”, comentou Cassemiro.
Ao final da aula inaugural, o prefeito Beto Preto e o gerente do Senac, Agnaldo Alves Cassemiro, entregaram um kit de material didático para a aluna Cleide da Silva Lima, do curso de padeiro e confeiteiro.
Ainda no evento, foram firmados protocolos com a Apae, o Centro de Apoio Social ao Adolescente (CASA), a Escola de Desenvolvimento Humano Casa do Caminho (EDHUCCA) e a ONG Comander. As entidades serão parceiras na oferta de novos cursos, disponibilizando as suas estruturas e professores.
((( SERVIÇO )))
INSCRIÇÕES
Os locais para inscrição e mais informações são os seguintes: Centro Social Urbano, na Rua João Matiuzzi, 279 (parque Bela Vista), telefone 3425-1511. O CRAS 1 fica na Rua Pernambuco, 227 (Jardim Apucarana); CRAS 2, Rua José Maria Pinto, 2261 (Vila Nova); CRAS 3, Rua Curitiba, ao lado do 25 (Vila Reis); o CRAS 4, Rua Jerônimo Milano, 205 (Jardim Figueira); e na Agência do Trabalhador de Apucarana, na Rua Renê Camargo de Azambuja, 705, centro.