A Prefeitura de Apucarana vai elaborar um Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI). Esse trabalho será desenvolvido pelo Departamento de Computação da Universidade Estadual de Londrina, por meio da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Estadual de Londrina (FAUEL).
“Acabamos de assinar um contrato com os representantes da FAUEL, Rodolfo Barros e Vanessa Barros, para elaboração do Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI). Tecnologia da Informação hoje é fundamental e está presente em vários processos do nosso dia a dia e também serviços públicos que cada vez mais precisam se adequar serviços digitais. Trata-se de um investimento voltado a aprimorar a gestão e proporcionar melhorias no atendimento à população”, afirma o prefeito Junior da Femac.
Rodolfo Barros explica que o PDTI vai considerar todas as áreas de atuação da prefeitura, eliminando inconsistências e inadequações no uso de recursos de tecnologia da informação. “O objetivo é aumentar o desempenho da prefeitura, trazendo melhores soluções para a gestão da máquina administrativa e para o atendimento ao cidadão”, informa Barros.
A elaboração do PDTI terá a fundamental participação da equipe do Departamento de Tecnologia da Prefeitura, das secretarias e órgãos municipais, visando entender as demandas e necessidades. “Estamos abertos a sugestões e também será disponibilizado um canal de sugestões para os servidores de uma forma geral”, explica Rodolfo Barros.
O custo da execução do PDTI é de R$ 20 mil. A FAUEL é uma organização sem fins lucrativos, que busca utilizar os benefícios científicos, tecnológicos, culturais, sociais, econômicos e de infraestrutura da UEL a serviço de seus parceiros. Por sua natureza jurídica, a FAUEL é fiscalizada diretamente pelo Ministério Público, o que reflete em segurança e transparência na utilização de recursos.
Participaram da reunião em que foi firmado o contrato com FAUEL, o superintendente municipal de Tecnologia da Informação (TI), André Burin, o secretário municipal da Gestão Pública, Nikolai Cernescu Junior, e o diretor da Faculdade de Apucarana, Lisandro Modesto.