Foi realizada ontem (20) a formatura da 6ª Turma da Residência Multiprofissional da Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana (AMS), no auditório do SENAC. Receberam o certificado 22 profissionais de saúde entre enfermeiros, psicólogos, profissionais de educação física, nutricionistas, cirurgiões-dentistas, fisioterapeutas e assistentes sociais.
Finalizando a caminhada que iniciaram em março de 2021, eles se especializaram nos programas de Residência Multiprofissional em Atenção Básica/ Saúde da Família; Residência Multiprofissional em Saúde Mental; e Residência em Enfermagem Obstétrica. “Apucarana é um dos poucos municípios no país que, além da prestação de serviços de saúde à sua população, dispõe do serviço de ensino e pesquisa nas diferentes áreas de saúde, além de residência em medicina”, informa a coordenadora da Comissão de Residência Multiprofissional, Angélica Ferreira Domingues.
O prefeito Junior da Femac destaca o alto nível de qualificação que os residentes recebem nos dois anos de residência. “Vocês fizeram a residência 100% dentro do SUS e de uma Autarquia Municipal de Saúde. São profissionais muito qualificados para atuar na rede pública ou privada em todo território nacional. Têm conhecimento que com toda certeza vai salva a vida das pessoas. Parabéns e obrigada por nos ajudar a realizar um atendimento ainda melhor na saúde da nossa cidade”, disse o prefeito.
Os programas de residência da AMS, lembra o secretário municipal da saúde, Emídio Bachiega, foram conquistados em 2016. A gestão municipal, do então prefeito Beto Preto e seu vice Junior da Femac, demonstrou ao Ministério da Saúde que Apucarana atendia os requisitos necessários para oferecer a formação nestas áreas e o credenciamento foi aprovado pelo governo federal. Ainda naquele ano, 27 profissionais na Residência Multiprofissional e um na Médica iniciaram a formação de dois anos. “E hoje estamos na 6ª turma de formandos. Parabéns a cada um de vocês que está fazendo parte desta conquista na saúde de nossa cidade. Os programas de residência é um orgulho para todos nós”, afirma Bachiega.
A residência é uma especialização latu sensu que associa teoria e prática, portanto, estes profissionais se capacitam e prestam serviços em diversos pontos da rede pública de saúde da cidade (Unidades Básicas de Saúde, UPA, Hospital da Providência e Materno Infantil, em escolas, clínicas e em outros ambientes públicos). Desde a implantação em 2016, somando os formando de hoje, são 128 profissionais especializados em nosso município.
Também participaram da solenidade de formatura o superintendente da Atenção Básica, Odarlone Orente; o diretor do Programa Saúde nas Escolas da Autarquia Municipal de Saúde (AMS), Paulo Ourives; a coordenadora da Casa de Gestante, Maria Aparecida das Neves (Cidinha); a vereadora Jossuela Pirelli; familiares e amigos dos formandos.