O prefeito de Apucarana, Beto Preto, fez nesta terça-feira (05/06) a entrega de materiais utilizados nas atividades de artesanato dos 42 Grupos Conviver. O ato ocorreu no Centro de Artes e Esportes Unificados (Praça CEUS), localizado na Avenida Central do Paraná, no Jardim América.  O investimento, com recursos do Fundo Nacional da Assistência Social, é de cerca de R$ 400 mil.
Estiveram presentes ainda a secretária municipal de Assistência Social, Ana Paula Nazarko, a secretária municipal de Esportes e Lazer, Jossuela Pinheiro, e a vereadora Márcia Sousa. A entrega do material ocorreu de forma simbólica, feita para as coordenadoras do programa. Nos próximos dias, os itens serão levados aos bairros de acordo com as necessidades dos grupos. “Quero agradecer a paciência e a compreensão, pois o processo licitatório demorou um pouco. Tenho certeza que com esse material sairão verdadeiras obras de arte”, frisa Beto Preto.
O prefeito de Apucarana afirma que o artesanato é apenas uma pequena parte do trabalho. “O principal aspecto é a vida, a convivência, a possibilidade de compartilhar alegrias e tristezas, a mobilização social e a interação entre as mulheres. Essa é uma atividade valiosa que gera bem-estar no bairro, no local onde as participantes vivem”, reforça Beto Preto.
O prefeito lembra que em 2013, no início do primeiro mandato, o número de grupos era de 18 e vem sendo ampliado.  “Também estamos incrementando as atividades. A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer apóia a iniciativa, proporcionando atividades esportivas, que estão sendo ampliadas com a natação e a hidroginástica”, completa.
Entre os itens adquiridos, estão pano de prato, etamine, vagonite, pano xadrez, toalha com barrado (banho e rosto), feltro, barbante (cru, colorido e mesclado), meadas, linha para crochê, tinta para tecido, renda, ponto cruz, fitas de cetim, viés, agulhas (costura e crochê), tesoura, linha para costura, pincel e sianinha.
A secretária municipal de Assistência Social, Ana Paula Nazarko, afirma que as atividades envolvem atualmente cerca de 1.200 mulheres. “Existem hoje 42 grupos e mais quatro passarão a funcionar brevemente”, anuncia Ana Paula, citando os grupos que estão sendo criados no Distrito do Barreiro, no Jardim Aeroporto, no Biguaçu e mais um no Distrito do Pirapó.
Conforme a secretária de Assistência Social, os grupos integram o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. “Ofertado a pessoas idosas, visa contribuir para um processo de envelhecimento ativo, saudável e autônomo, além de assegurar um espaço de encontro de modo a promover a convivência familiar e comunitária”, explica Ana Paula, acrescentando que as participantes contam com o apoio de profissionais, como assistente social e psicólogo, ligados aos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS).

Publicações Recomendadas