O prefeito Beto Preto (PT) reafirmou nesta segunda-feira (06/05), em reunião com a gerente da unidade do Serviço Social da Indústria (Sesi), Márcia Aparecida Kulka, e com o gerente executivo de Apucarana do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Agnaldo Alves Cassimiro, que o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) vai continuar a ser prioridade. “Aqui o programa já é realidade. Nossa equipe está motivada e vamos fazer o que for preciso para trazer as pessoas para as vagas. A qualidade dos cursos pelo Senac e Senai são indiscutíveis. Não tenho dúvidas de que vamos ser o município com maior ocupação per capita do Paraná no que tange captação de alunos e abertura de turmas.”, disse Beto durante o encontro, que debateu estratégias para atrair ainda mais alunos.

Ele sugeriu uma reunião com segmentos de empresários e também apresentação direta do Pronatec junto aos beneficiários da faixa 1 do Programa Habitacional Minha Casa, Minha Vida, que atende famílias com renda mensal de zero a três salários mínimos. “Já traçamos uma meta e vamos persegui-la. Não quero que Apucarana perca um só curso”, disse o prefeito que espera encerrar o ano com 1.650 vagas preenchidas.

O Pronatec é uma iniciativa do Governo Federal, que oferta cursos gratuitos de educação profissional e tecnológica em todo o país. Em Apucarana, a parceria envolve a Fiep através do Sistema S – Sesi/Senai e Senac, em conjunto com as secretarias Municipais da Indústria e Comércio e da Assistência Social.

Diversas turmas já estão em andamento em Apucarana e outras vão iniciar até o dia 15. São 94 alunos por cursos pelo Senac e 108 alunos por oportunidades pelo Senai. Ainda há vagas para as formações de soldador, costura industrial (tarde e noite) e marcenaria. “Para os dois primeiros as inscrições devem ser feitas em qualquer um dos quatros CRAS – Centros de Referência da Assistência Social – já as inscrições para o curso de marcenaria devem ser feitas exclusivamente na Agência do Trabalhador”, orienta Denise Canezin Machado, diretora de Capacitação Profissional da Secretaria Municipal da Indústria e Comércio.

As oportunidades abertas em Apucarana, com primeiras turmas já preenchidas, são também para formações auxiliar administrativo, auxiliar de informática, inglês/espanhol, pedreiro em alvenaria, eletricista de automóveis, mecânico de máquina de costura, mecânico de sistema de freios, suspensão e direção de veículos leves, torneiro mecânico e pintor de obras.

Presenças – Participaram ainda da reunião, pelo município, a secretária da Assistência Social, Márcia Regina de Souza e o gerente da Agência do Trabalhador de Apucarana, advogado Lucas Leugi, pelo Senac, a técnica em Educação Profissional, Geisianne Rizo Cordeiro dos Santos e o técnico em Relações com o Mercado, Willian Thiago L. Caetano, e pelo Sesi, Marlene Gaspar Mariotto.

Publicações Recomendadas