A Autarquia de Educação realizou, na manhã de hoje (4/11), o repasse de 140 lenços ao setor de oncologia do Hospital da Providência. Os acessórios foram doados pelos diretores, coordenadores, professores e funcionários dos 24 CMEIs e 36 Escolas da rede municipal de Apucarana, com o objetivo de beneficiar mulheres que estão passando por tratamento contra o câncer. A iniciativa da arrecadação partiu dos docentes do departamento de Educação Especial. O apresentador Carlos Roberto Massa (Ratinho) também contribuiu com a campanha.
“Receber o diagnóstico de câncer não é fácil. Afinal, trata-se de uma doença agressiva, cujo tratamento é feito por meio de cirurgias e do uso de medicamentos que possuem muitos efeitos colaterais. Para as mulheres, a quimioterapia é especialmente difícil porque costuma provocar a queda dos cabelos. Neste sentido, o lenço é um acessório que pode ser contribuir para resgatar a autoestima das pacientes,” explicou a secretária de educação, Marli Fernandes.
Além da arrecadação dos lenços, a Autarquia Municipal de Educação desenvolveu outras atividades de conscientização sobre os cânceres de mama e de útero junto aos 12 mil estudantes e 1,5 mil professores e servidores da sua rede durante o mês de outubro. Destacaram-se a confecção de cartazes sobre o tema, a promoção de passeatas no entorno dos CMEIS e Escolas e a distribuição de panfletos informativos à comunidade.
“Infelizmente, muitas mulheres deixaram de realizar seus exames preventivos durante a pandemia de Covid-19. O número de mamografias feitas no sistema de saúde, por exemplo, diminuiu aproximadamente 30%. Para reverter esse quadro, nós promovemos um grande movimento de conscientização no mês passado em Apucarana. Todas as secretarias municipais foram envolvidas na campanha Outubro Rosa. Afinal, a nossa gestão é feita para as pessoas, especialmente para aquelas que mais necessitam,” disse o prefeito Junior da Femac.
A psicóloga Mariana Akemi Vieira Luz e o coordenador administrativo Bruno Pedroso representaram o Hospital da Providência no ato realizado no salão nobre da Prefeitura de Apucarana. “As pacientes recebem todo o atendimento de que necessitam, relacionado à saúde física e mental, na nossa unidade de saúde, mas o apoio da comunidade é fundamental para que o tratamento seja completo e humanizado. Neste sentido, além da questão estética, a doação desses lenços representa um gesto de carinho e de acolhimento às mulheres em tratamento oncológico,” disse a psicóloga.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer, órgão ligado ao Ministério da Saúde, o câncer de mama ocupa o segundo lugar e o câncer de colo de útero, o terceiro lugar no ranking das neoplasias mais incidentes entre as mulheres. Mas as duas doenças possuem altas taxas de remissão se diagnosticadas precocemente. Por isso, é muito importante que as mulheres realizem regularmente seus exames, como Mamografia e Papanicolau, conforme recomendação médica.
Prestigiaram ainda o repasse dos lenços ao setor de oncologia do Hospital da Providência, o vice-prefeito Paulo Vital, os vereadores Rodrigo Lievore e Jossuela Pirelli, o diretor-presidente da Autarquia Municipal de Saúde, Emídio Bachiega, o diretor-presidente da Autarquia Municipal de Serviços Funerários, José Airton Deco de Araújo, os secretários municipais Ivanildo da Silva (Assuntos Estratégicos), Gentil Pereira (Meio Ambiente), Gerson Canuto (Agricultura), Sueli Pereira (Fazenda) e Ana Paula Nazarko (Assistência Social), o diretor do Instituto de Desenvolvimento Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan), Antônio Carlos Mendes, o comandante da Guarda Civil Municipal, Reinaldo Donizette de Andrade, a presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Apucarana (Sindispa), Tarcília de Brito, e diversos superintendentes municipais.