A Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro) voltou a realizar, neste ano, encontros presenciais entre professores e acadêmicos dos seus cursos de Educação a Distância. Devido à pandemia de Covid-19, as atividades presenciais estavam suspensas desde 2020. Os estudantes da Licenciatura em Letras Português, por exemplo, reuniram-se em quatro momentos no Polo da UAB de Apucarana.
O prefeito Junior da Femac destaca que os encontros são importantes para que os acadêmicos possam interagir, trocar ideias, discutir o conteúdo e esclarecer suas dúvidas. “A Unicentro oferta cursos de graduação e especialização por meio do nosso Polo da UAB desde 2008. Inúmeros profissionais já foram formados e estão atuando no mercado de trabalho. Eu agradeço ao reitor Fábio Hernandes pela parceria e parabenizo à coordenadora do Departamento de Letras, Cláudia Maris Túlio, assim como aos professores e tutores, pelo empenho no sentido de garantir um ensino superior da máxima qualidade à população de Apucarana,” disse.
“Os encontros presenciais também contribuem para que os estudantes criem um vínculo maior com a universidade e mantenham a motivação em relação aos seus estudos. Afinal, os cursos a distância exigem muita organização, disciplina e protagonismo por parte deles,” acrescentou a secretária municipal de educação, Marli Fernandes.
A professora Sandra Maria da Silva Marques Mendes ministrou a primeira aula presencial aos estudantes, da disciplina de Língua Portuguesa II, no mês de maio, no Polo da UAB de Apucarana. Já o segundo encontro foi com a professora Célia Bassuma, em julho, quando foram discutidos os conteúdos de Linguística I. A terceira aula, por sua vez, ocorreu em agosto com a participação da professora Raquel Terezinha Rodrigues, da matéria de Literatura Portuguesa I. No dia 24 de setembro, último encontro do ano, a professora Maristela Scremin Valério ainda conduziu o debate sobre as disciplinas de Teoria Literária e Tópicos Especiais de Estudos Literários.
“Para 2023, além das aulas presenciais, a universidade ainda pretende formar grupos de estudos entre os acadêmicos da Licenciatura em Letras Português com o intuito de fortalecer ainda mais o laço entre eles,” adiantou a coordenadora do Polo da UAB, Sueli Gomes Rêis Gonçalves.
Os estudantes avaliam como positivos os momentos presenciais. “Esta é a primeira vez que faço um curso de graduação a distância e confesso que, no início, fiquei receosa de não conseguir dar conta das muitas leituras e atividades propostas. Mas, tanto a Unicentro como o Polo da UAB têm dado todo o suporte que eu necessito na caminhada. Muito obrigada principalmente às tutoras Claudia Pontara e Daniele Bandeira pelo carinho e disponibilidade que sempre me atendem,” disse a acadêmica Mônica Patrícia Costa.