Neste domingo (28/04) é celebrado o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho. Em todo o ano de 2012, segundo dados oficiais repassados pela Autarquia Municipal de Saúde (AMS), 1.496 casos foram atendidos em Apucarana pelas equipes da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas) e do Hospital da Providência. As autoridades, contudo, acreditam que o número real pode ser ainda maior, já que em casos considerados “menos graves”, as pessoas acabam não procurando a rede de pronto atendimento.

O número oficial, contudo, é considerado alto pelo presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes da Autarquia Municipal de Saúde, Lauro Alberto Vieira dos Santos. Ele levanta a bandeira de uma maior conscientização por parte dos empregadores e empregados. “Mais do que ter uma comissão interna, é imprescindível que ela seja ativa em suas atribuições. Queremos um 2013 com menos acidentes de trabalho”, diz Santos.

Dos 1.496 acidentes de trabalho atendidos pela saúde de Apucarana, 525 casos foram classificados como “graves”. “Sendo que 15 deixaram graves sequelas no trabalhador, sendo 11 amputações de membros, dois esmagamentos de membros e dois óbitos”, informa Lauro.

Porque o dia 28 de abril – Em 28 de abril de 1969, a explosão de uma mina nos Estados Unidos matou 78 trabalhadores. A tragédia marcou a data como o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes do Trabalho. Encampando essa luta, mas com foco na prevenção, a Organização Internacional do Trabalho instituiu em 2003 o 28 de abril como o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho. Desde maio de 2005, o “dia” foi instituído no Brasil por meio da Lei nº 11.121.

Segundo dados oficiais, no país ocorrem cerca de 700 mil acidentes de trabalho por ano. Pelas estatísticas, a cada três horas morre um trabalhador brasileiro vítima de acidente de trabalho.

Publicações Recomendadas