A Autarquia Municipal de Saúde prorrogou Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação até o dia 31 de outubro. A ampliação do prazo visa aumentar o número de crianças vacinadas contra a paralisia infantil e outras doenças que ganham proteção com a imunização prevista no calendário de vacinação infantil.

Desde o início das campanhas de vacinação, no dia 8 de agosto, Apucarana imunizou 4.206 crianças com idade entre 12 meses e 5 anos incompletos (4 anos e 11 meses) contra a paralisia infantil, o que representa 55% da cobertura vacinal do público-alvo de 7.689.

O Programa Nacional de Imunizações (PNI) alerta sobre a importância e o benefício da vacinação, para evitar a reintrodução do vírus da poliomielite, uma vez que o Brasil recebeu o certificado de eliminação da doença em 1994. “A vacina da polio continua à disposição em 26 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Tenha esse importante cuidado com a saúde de seu filho”, conclama o prefeito Junior da Femac.

A poliomielite, que não tem cura, é uma doença contagiosa em que o vírus destrói partes do sistema nervoso, causando paralisias irreversíveis em questão de horas nas pernas ou braços. A vacinação é a principal forma de prevenção.

Publicações Recomendadas