O Cine Teatro Fênix viveu nesta quarta-feira (24?4) um dia especial. Estiveram em cena alunos de 15 Apaes (Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais), pertencentes à microrregião de Apucarana. Cerca de 300 alunos se revezam no palco ao longo do dia, em apresentações musicais, cênicas e de dança. O 9º Festival Regional Nossa Arte é uma etapa classificatória para as fases estadual, que será realizada em União da Vitória, e nacional, que terá como sede São Luiz, no Maranhão.

“Tenho certeza que vocês alunos são artistas, exemplos que nós devemos seguir. O palco está repleto de alegria, fé e emoção. Parabéns diretoras, professoras, representantes das Apaes, pais e mães. Apucarana está em festa por ver vocês dando um exemplo de organização e de superação”, afirmou Ednei Roberto Rosina Mansano, diretor-presidente da Fundação Cultural e Turismo.

O festival, que teve tradução simultânea do cerimonial de abertura para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), foi organizado pelas Apaes de Apucarana, Cambira, Califórnia e Arapongas, com o apoio das prefeituras destes municípios. Na oportunidade, Elder Aparecido de Oliveira, vencedor do concurso de cartazes recebeu certificado e medalha. A ilustração vencedora foi utilizada em materiais de divulgação do 9º Festival de Artes, como folderes e camisetas.

O evento tem por objetivo a inclusão e a integração das pessoas com deficiência na sociedade por meio da arte. “Muitas mãos estão unidas em torno desta causa. Recentemente o governador Roberto Richa assinou o anteprojeto de lei que permite que as escolas especiais tenham os mesmos direitos e investimentos das demais unidades da rede estadual”, lembrou Maria Onide Sardinha, chefe do Núcleo Regional de Ensino de Apucarana.

O Festival de Artes das Apaes incentiva também o intercâmbio, pois proporciona a oportunidade aos selecionados de viajarem a outros locais do Estado e do Brasil. “Cremos no potencial, nas habilidades, nas capacidades dos alunos. As professoras se realizam nas apresentações, vendo as performances dos alunos no palco. Até dói no coração dizer que há uma seleção dos melhores, pois o principal troféu é o dom da vida ”, destacou Ana Lúcia Mazeto, prefeita de Califórnia.

Em 1991, foi realizada em São Paulo a primeira edição do Festival Nossa Arte e a partir daí tornou-se tradição no Movimento Apaeano. Atualmente, o evento está organizado em três etapas: regional, estadual e nacional. No ano passado, a microrregião de Apucarana ficou com o título de campeão nacional de artes cênicas, através da Apae de Cambira. “O Festival é um dia gostoso, de revelações e que desperta sentimentos. Deixamos de lado tudo o que é triste e nos deixamos embalar pelos sonhos”, descreve Izabel Ortega, diretora da Apae de Apucarana.

O IX Festival Reginal Nossa Arte premiou as categorias Dança – 1º lugar: Cambira; 2º Apucarana e 3º Califórnia; categoria Artes Musicais – 1º Apucarana; 2º Arapongas; 3º Cambira; categoria Artes Cênicas – 1º Cambira; 2º Sabáudia; 3º Faxinal; categoria Dança Folclórica – 1º Kaloré; 2º Marilândia e 3º Arapongas.

Publicações Recomendadas