O prefeito Beto Preto (PT) recebeu na tarde desta segunda-feira (22/04), em seu gabinete, a visita do reitor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Carlos Eduardo Cantarelli. Na ocasião, Beto destacou a relevância dos investimentos do Governo Lula no município, que no setor educacional culminaram na federalização do Centro Moda e consequente criação do campus de Apucarana da UTFPR, e abordou a importância da continuidade dos investimentos federais em Apucarana no Governo Dilma, com a confirmação da expansão do campus com a implantação dos cursos superiores de engenharia Química, Civil e Elétrica. “Com isto temos a projeção de que em poucos anos o campus de Apucarana tenha entre 4 e 5 mil acadêmicos”, comemorou o prefeito. Segundo ele, o olhar do Governo Federal para com a cidade já garantiu a remessa de cerca de R$100 milhões, que serão aplicados ao longo dos próximos 18 meses em obras de saneamento básico e habitação popular.
Durante a visita de cortesia, Cantarelli assegurou ao prefeito que, se não houver contratempo, o curso de Química deve ter abertura de vagas junto ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Governo Federal, no segundo semestre deste ano. As demais oportunidades, segundo explicou, têm perspectiva de iniciarem a partir do ano que vem, pois dependem de fatores como edificação do novo bloco, contratação de docentes, técnicos administrativos e provisão de recursos. “A UTFPR está de portas abertas para dar sua contribuição no processo de desenvolvimento de Apucarana e região. Hoje a cidade possui um campus que nos dá orgulho, já estruturado e pronto para ser de excelência”, assinalou Cantarelli. Ele destacou que já estão disponíveis mais de R$6 milhões que serão utilizados para edificação dos blocos que vão abrigar os novos cursos. “A UTFPR preza por planejamentos bem elaborados, para que consiga sempre aprovação de seus cursos na primeira avaliação do MEC”, frisou.
O reitor também oficializou ao prefeito Beto Preto a reeleição do diretor do campus local, professor Aloysio Gomes de Souza de Souza Filho. “Os diretores dos campis representam a legítima figura do reitor. O professor Aloysio desempenha um grande trabalho e no início deste mês foi reeleito. Desde o dia 4 ele já está empossado oficialmente. Esta minha passagem por Apucarana tem o caráter de celebração junto à comunidade. Tenho um carinho especial por este campus, pois na época de sua criação respondia pela pró-reitoria de graduação”, esclareceu Cantarelli, que além do diretor de Apucarana, esteve acompanhado do assessor de Desenvolvimento Institucional da UTFPR, Vilson Ongaratto. Pela prefeitura, também participou da reunião o vice-prefeito Júnior da Femac.
Beto confirma Polo das Confecções junto ao IBC 2
O prefeito Beto Preto aproveitou ainda o encontro com o reitor da UTFPR, Carlos Eduardo Cantarelli, para propor que a universidade seja parceira da prefeitura no projeto de governo que cria o Polo das Confecções junto a uma área de 14 mil metros quadrados, nas antigas instalações do Instituto Brasileiro do Café (IBC), da Vila Nova, conhecido como IBC 2. “Queremos a federal como nossa parceira nesta iniciativa que vai com certeza desenvolver o setor e agregar mais valor à produção”, assinalou o prefeito. Ele destacou que atualmente a instituição possui todo o know-how para ser uma “grande parceira” do projeto através dos cursos técnicos na área do Vestuário e superior nas áreas Têxtil e Design de Moda.