O prefeito Beto Preto abriu oficialmente dia 20 o Dia D da campanha Nacional Contra a Gripe, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Maria do Café, no Jardim Ponta Grossa. Na solenidade oficial, o secretário da Saúde, Hélio Kissina, fez o balanço dos números da primeira semana da vacinação no município. “Desde segunda-feira, quando se iniciou a campanha em todo o país, até ontem (sexta-feira), havíamos vacinado 30% da nossa meta, ouse seja, cerca de 6 mil pessoas”, informou.
Dentro dos grupos de cobertura, as gestantes e mães em período pós-parto de até 45 dias são que mais atenderam o chamamento das autoridades de saúde para vacinação. “Elas lideram os índices de atendimento nesta campanha”, informa o coordenador de Vigilância Epidemiológica, Lauro Vieira dos Santos.
Para Beto Preto elogiou o trabalhos das equipes de saúde, mas observou que é preciso que façam, nesta última semana da campanha de vacinação, uma busca ativa dos grupos alvo. “Apucarana não pode ter índice de vacinação baixo. Nossos índices têm que superar a meta”, conclamou.
A meta de Apucarana é imunizar 30 mil pessoas, distribuídas entre o público alvo composto de crianças com idade entre seis meses a menores de dois anos (um ano, 11 meses e 29 dias), idosos com mais de 60 anos, doentes crônicos, gestantes, mães em período pós-parto de até 45 dias, trabalhadores de saúde, indígenas e população do sistema penitenciário e cadeias públicas.
Nesta semana, a vacinação estará a disponível na Central de Vacina, perto do Lagoão, em todos os postos de saúde, com exceção de quatro deles – Philipe Weckewerth, no Jardim Milani, Júlia Reczkowski, no núcleo Marcos Freire, João Marioto, na Vila Formosa, e Rodrigo Yochii, na Vila Apucaraninha. Até o próximo sábado, último dia da campanha, equipes de saúde vão levar a vacina até os pacientes do NATTA, em torno de 400 pessoas, aos moradores do Asilo São Vicente de Paula, aos alunos da APAE, também em número aproximado de 400, e aos detentos e funcionários do mini-presídio da cidade, que somam cerca de 300 pessoas.