O Programa Municipal de Qualificação Profissional Portas Abertas, da Prefeitura de Apucarana, concluiu mais duas turmas nesta semana. No total, 40 novos profissionais foram capacitados, sendo 20 torneiros mecânicos e 20 instaladores de painéis solares.
Custeadas com recursos municipais pela Secretaria da Indústria, Comércio e Emprego, através do Centro de Qualificação Total, as formações foram disponibilizadas gratuitamente aos alunos. “As profissionalizações foram conduzidas por instrutores do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial em Apucarana (Senai Apucarana), sendo que o curso de Torneiro Mecânico teve carga horária de 320 horas e o de instalador de painéis solares 80 horas”, informa Miguel Luis Vilas Boas, diretor do Centro de Qualificação Total. De acordo com ele, o aprendizado adquirido confere aos novos profissionais “plenas condições de atender a todas as necessidades do exigente mercado de trabalho”.
O prefeito Júnior da Femac lembra que os dois cursos integram um calendário iniciado no primeiro semestre que contempla uma oferta de 680 vagas em diversas áreas. “Um amplo leque definido a partir de necessidades e prioridades apresentadas pelo setor produtivo de Apucarana”, pontua o prefeito.
Junior salienta que os resultados do Programa Municipal Portas Abertas têm contribuído para impulsionar os índices de empregabilidade em Apucarana. “Este programa foi criado para melhorar a empregabilidade, tendo como diferencial a oferta de cursos alinhados com a necessidade do mercado de trabalho”, comenta o prefeito.
Os interessados em fazer os cursos devem ter o Ensino Fundamental (completo ou incompleto) e no momento da inscrição apresentar o RG, CPF e comprovante de residência. “Os menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis”, observa Vilas Boas, diretor do Centro de Qualificação Total.
Mais informações sobre os cursos com inscrições abertas podem ser obtidas diretamente no centro municipal, que fica à Rua Ouro Verde, 300 – Jardim América. O horário de atendimento é das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira, ou ainda pelos telefones 3426-7241 e 99654-8024 (celular/WhatsApp).