O Parque Municipal Jaboti recebeu nesta sexta-feira (19/04) a instalação de pórticos com dizeres direcionados aos condutores. A iniciativa tem caráter de conscientização e complementa investimentos da prefeitura que já contemplaram recape asfáltico e sinalização de trânsito horizontal e vertical em todo o entorno do parque. “Agora entramos na etapa da conscientização, que objetiva inibir excessos de quem dirige pelo local”, esclarece o prefeito Beto Preto (PT).
A mensagem “Atenção, motorista! Jaboti: área de lazer e não de correr”, chama a atenção para o limite máximo de velocidade no trecho, que é de 50 Km/h. “Mais uma vez, recuperando recursos disponíveis em nosso pátio de máquinas, realizamos uma melhoria a custo praticamente zero”, assinala Silnei Bolonheze, superintendente da Secretaria de Serviços Públicos.
Em uma ação do governo anterior, os pórticos estavam “jogados” em meio a sucatas no pátio da prefeitura. “Eram aqueles espelhos refletores que foram instalados em algumas esquinas mas, por atos de vandalismo ou por terem sido danificados por batidas de trânsito, ao invés de serem consertados ou reaproveitados como estamos fazendo agora, foram simplesmente esquecidos”, lamenta Bolonheze. Ele acredita que a nova sinalização vai chamar a atenção e evitar que medidas mais pontuais tenham que ser tomadas. “Todos sabem que este local é para as famílias passearem, para os praticantes de caminhada e esportes. Há um limite de velocidade a ser respeitado, não queremos encher o parque de lombadas”, conclui.