Aconteceu na manhã desta quinta-feira (04/05), no auditório do Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU), o 1º Ciclo de Debate sobre Justiça Restaurativa e Socioeducação. A palestrante foi a senhora Glória Cristina de Souza Cardozo, pedagoga e especialista em Educação de Jovens e Adultos pela Universidade Estadual de Londrina (2004 e 2010).
Ela explicou o que é a Justiça Restaurativa, “É um processo de resgate de uma forma anterior de solução de conflitos. Aquele momento onde nós ao em vês de terceirizar a solução dos nossos problemas, nós mesmos resolvemos” esclareceu Glória. .
No Brasil a execução da justiça restaurativa está sendo praticada, há quase 15 anos. “O Paraná está em um projeto piloto, nós temos maior proximidade com as experiências desenvolvidas em Caxias e Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Nós já temos várias práticas restaurativas em curso, tanto na execução de medidas em meio aberto e fechado”.
A Secretaria Interina de Assistência Social Ana Paula Nazarko, destacou a importância desse ciclo de palestras para nossa cidade. “A proposta desse primeiro debate sobre justiça restaurativa, é para que as pessoas que participam entendam, que o adolescente, a pessoa que esta em conflito, ela possa ter outra percepção de mudança, à medida que a sociedade tenha esse conhecimento”, destacou a secretaria.
Em Apucarana a instituição Casa e o Ciccak já tem realizado o trabalho de medida socioeducativa , através de prestação de serviços à comunidade. No Creas também já existe um trabalho desenvolvido de liberdade assistida de adolescentes em conflito com a lei, como informa Ana Maria Schmidt.
Mais de 80 pessoas ligadas a diversas áreas como; educação, assistência social e diversa entidades do município, participaram do evento.
Currículo da Palestrante: Glória Cristina de Souza Cardozo, é Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2015). Agente profissional: Pedagoga da Secretaria de Estado da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos do Paraná atuando no sistema socioeducativo na execução da medida socioeducativa de internação. Professora da Faculdade Pitágoras de Londrina, atuando na Graduação de Pedagogia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Socioeducação, Educação de Jovens e Adultos, Educação Não Formal e Educação Social. Coordena a interface com a educação e os Projetos Piloto de execução e Medidas em Meio Aberto no Patronato Penitenciário de Londrina pelo Núcleo de Justiça Restaurativa em Londrina – Pr, onde também atua facilitando círculos de construção de paz e transformação de conflitos, uma das metodologias da Justiça Restaurativa.

Publicações Recomendadas