O Núcleo Regional de Educação (NRE) e a Autarquia Municipal de Educação (AME) realizaram, na tarde de hoje (3/6), por meio de transmissão ao vivo na internet, a abertura da Semana de Mobilização pela Frequência Escolar. O objetivo é garantir o acesso, a permanência, a aprendizagem e a conclusão da educação básica na idade certa a todos os adolescentes e crianças. De 6 a 10 de junho, os 18 colégios estaduais e 35 escolas municipais de Apucarana promoverão ações de conscientização sobre o tema junto às suas comunidades.

“A pandemia trouxe inúmeros problemas às áreas da saúde, economia, assistência social e educação. O aumento da evasão escolar, sobretudo entre os adolescentes, é um deles. Nós precisamos nos unir para enfrentar e reverter essa situação. Por isso, eu conclamo a imprensa, os órgãos públicos e demais instituições da sociedade civil a engajarem-se na campanha. Se sonhamos com um futuro promissor para a nossa cidade, precisamos assegurar que todos os estudantes frequentem diariamente os bancos escolares e recebam formação de qualidade,” disse o prefeito Junior da Femac.

Segundo a secretária de educação, Marli Fernandes, as escolas municipais realizaram uma rigorosa busca ativa dos estudantes que não estavam participando das aulas online durante a pandemia. “Graças a esse trabalho, que continua até hoje, o índice de evasão escolar na nossa rede é extremamente baixo. Com duas faltas consecutivas, a escola já entra em contato com a família para saber por que o aluno está ausente. E a partir de sete faltas consecutivas, o estabelecimento de ensino aciona o Conselho Tutelar. Atualmente, apenas 14 das 12,5 mil crianças que temos na rede apresentam baixa frequência escolar,” detalhou.

O chefe do Núcleo Regional de Educação, Vladimir Barbosa da Silva, afirmou que o índice de evasão escolar nos colégios estaduais, dos 16 municípios na área de abrangência do órgão, é de aproximadamente 15%. “Eu peço encarecidamente a ajuda da comunidade na busca por esses estudantes que estão distantes dos bancos escolares. Vamos batalhar para zerar essa taxa o quanto antes,” convocou.

Por fim, o conselheiro tutelar André Avelar falou sobre a responsabilidade legal dos pais no sentido de garantir a educação dos filhos. “A educação é um direito fundamental do ser humano, previsto na Constituição Brasileira. É muito importante que as crianças e adolescentes frequentem diariamente a escola para assegurar o seu pleno desenvolvimento. Os pais que negligenciam a educação dos seus filhos estão incorrendo em crime de abandono intelectual,” frisou.

A gravação da live de abertura da Semana de Mobilização pela Frequência Escolar continua disponível no seguinte endereço eletrônico: https://youtu.be/ptMfj5uLnx8

Publicações Recomendadas