Um dos 10 municípios beneficiados pela iniciativa no Paraná, a prefeitura de Apucarana firmou convênio ontem com o Governo do Estado para desenvolver o projeto Karate em Ação Paraná na cidade. A parceria vai oferecer 50 vagas para curso de karate a jovens entre 12 e 18 anos que passam por situações de exploração sexual, vivência na rua, vítimas de violência física, trabalho infantil ou de família com renda per capta menor que ½ salário mínimo.
Uma conquista do prefeito Beto Preto (PT), junto ao governo Richa, o Karate em Ação Paraná é um projeto social de educação e cidadania através da cultura e do esporte. É desenvolvido pela Associação Educacional de Desenvolvimento Humano e Social (ADDES), a Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social e os municípios.
Com uma turma no turno da manhã e outra no turno da tarde, cada uma com 25 alunos, as atividades serão ministradas no Centro da Juventude, localizado no Jardim Diamantina, que já conta com uma sala equipada para a prática do Karate. As aulas vão acontecer 3 dias por semana (segunda, quarta e sexta). Dois dias são de atividades teóricas, filosóficas, culturais e esportivas do esporte e, um dia, de trabalhos artísticos como teatro, pintura, música e dança. Os adolescentes devem ser encaminhados através da Secretaria Municipal de Assistência Social.
Nesta parceria cabe ao município cadastrar os adolescentes, disponibilizar o espaço físico, fornecer lanche para os participantes, ter uma coordenação municipal, bem como divulgar o projeto. São de responsabilidade da ADDES a execução, supervisão e avaliação do projeto.
A assinatura do convênio foi firmado ontem com a presença do presidente da ADDES e técnico da seleção brasileira de Karate, Nelson Vagner de Santi, do coordenador do projeto Guilherme Antonio Carollo e do secretário municipal da Juventude, Paulo Aparecido Kisner, o professor Paulão.