O prefeito Beto Preto encaminhou à Câmara de Vereadores um projeto de lei que propõe uma completa reforma administrativa e funcional na Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana. Em relação à estrutura criada em 2011, com a reforma haverá uma redução em 15% no número de servidores comissionados e redistribuição de funções, gerando, inclusive, economia de recursos. Segundo o prefeito, a alteração na estrutura dos departamentos é necessária para adequar os serviços e dar agilidade ao atendimento à população.
Ao justificar a proposta encaminhada ao Poder Legislativo, Beto Preto salienta que “o crescimento no volume de atendimento na atenção básica e na oferta de especialidades médicas exige mudanças estruturais no âmbito administrativo, visando a qualidade nos serviços oferecidos à população”. O prefeito deixa claro que a redução no número de cargos não comprometerá o atendimento ao usuário, visto que os serviços oferecidos atualmente serão mantidos e ampliados, como planejados para 2017.
Na avaliação do presidente em exercício da AMS, dentista Emídio Bachiega, a reforma administrativa foi estudada ao longo do ano, com avaliação da funcionalidade da atual estrutura. “Chegamos à conclusão que alguns setores precisavam de adequação funcional, para melhorar o funcionamento da estrutura administrativa”, explica Bachiega.
Entre as novidades da reforma está a inclusão do Conselho Municipal de Saúde, como órgão fiscalizador e consultivo da administração, além da ouvidoria. Segundo Bachiega, “com o crescimento da demanda no atendimento às necessidades da população, é fundamental ouvir o usuário do Sistema Único de Saúde e tanto o conselho como a ouvidoria serão os canais de comunicação direta com a administração e demais departamentos da Autarquia Municipal de Saúde”.