Representantes da Associação dos Cafeicultores de Apucarana foram recebidos ontem pelo prefeito Beto Preto, em seu gabinete. No primeiro contato entre as duas partes, o prefeito foi informado das principais reivindicações dos produtores nas esferas municipal e estadual.
Foi definido, por exemplo, que a prefeitura vai gestionar junto a Assembleia Legislativa, uma declaração de utilidade pública para que a associação possa receber verbas do governo estadual. Os cafeicultores também foram informados de que o viveiro municipal tem 300 mil mudas de café para renovação da lavoura. Beto Preto adiantou ainda que está iniciando um trabalho para produção de mudas enxertadas para ser utilizada a partir de 2014, visando mais qualidade e produtividade aos cafezais de Apucarana.
“A receptividade foi muito boa e a reunião muito proveitosa. Todos os assuntos que viemos tratar foram resolvidos ou encaminhados”, avalia o presidente da associação dos cafeicultores Nilo Kern.
Lembrando que Apucarana é o terceiro maior município produtor de café do Paraná, diretores da associação detalharam números da safra do produto no município. A reunião, que tratou também da tradicional Festa do Café, no distrito do Pirapó, é um exemplo do canal aberto que a administração municipal quer manter com os produtores. “Queremos apoiar os cafeicultores”, declarou Beto.
Presente no encontro, o secretário João do Carmo Fonseca informou que conseguiu resolver, há poucos dias, suas pendências junto do Governo do Estado e está liberado em definitivo para assumir a Secretaria da Agricultura. “A minha nomeação saiu hoje. Isso só foi possível depois que fui liberado do cargo de técnico extensionista agrícola da Emater. Essa é minha primeira reunião oficial como secretário da agricultura”, observou.