Nos últimos seis anos, com o uso gradativo de novas tecnologias, o Município de Apucarana conseguiu ampliar em 50% a sua produtividade nas lavouras de milho. Hoje, a produtividade média já alcança 8.500 kg/hectare, nos cerca de 4.500 hectares de área plantada de milho. Em 2012 a produção do município ficou na casa de 38 milhões de toneladas.
A atualização tecnológica no setor será mais uma vez transmitida aos produtores de Apucarana na 10º Milhotec, programada para a dia 24 de janeiro, a partir das 14 horas, na Fazenda Boa Esperança, no Distrito de Correia de Freitas.
Participam do evento, promovido pela Emater, Prefeitura de Apucarana e Cocamar, dez empresas multinacionais do segmento. Os expositores irão ministrar palestras técnicas, abordando variedades de sementes (adaptação a tipos de solo e clima) e tecnologias de produção.
Como parte integrante da programação comemorativa ao 69º aniversário de emancipação de Apucarana, o conteúdo da Milhotec foi apresentado nesta semana ao prefeito Beto Preto, pelo secretário municipal de Agricultura, João Carmo da Fonseca, e o chefe do escritório local da Emater, Geraldo Maronezi.
“O setor primário foi o responsável direto pelo crescimento do Município, desde a década de 40, e até hoje continua sendo fundamental no PIB do Município. E o nosso respeito ao setor está comprovado na prática, com a criação da Secretaria Municipal de Agricultura, a partir de projeto de lei que acabamos de enviar para a Câmara Municipal”, comentou o prefeito Beto Preto
Para ele, era inadmissível que a agricultura ficasse relegada a um segundo plano, como um braço da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio. “A Milhotec e diversos outros eventos voltados ao setor sempre terá o apoio integral do nosso governo”, frisou Beto.