Dengue
Resultado do LIRA preocupa Autarquia de Saúde
Em Apucarana, índice de infestação do mosquito Aedes aegypti alcança 2,5% em janeiro
Agentes de endemias da Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana concluíram ontem (31/01) o primeiro Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes aegypti de 2017. Na verificação a 11.852 imóveis, os agentes constataram índice de 2,5% de infestação, quando em novembro foi de 0,7%. Este significativo aumento – superior a 300% – preocupa a direção do órgão, que decidiu intensificar o trabalho de erradicação de focos em todos os bairros e distritos da cidade. O maior obstáculo, porém, tem sido as chuvas constantes, que dificulta o trabalho os agentes de endemias.
Ao avaliar o resultado do 1º Lira Programado de 2017, o diretor presidente da Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana, Roberto Kaneta, destacou que já esperado um aumento dos focos do mosquito Aedes aegypti, “mas o percentual apresentado superou as expectativas e trazendo preocupação, pois a cidade passa a ser considerada em situação de risco médio a epidemia da doença”. Para Kaneta, é fundamental que a população colabore para eliminar pontos onde possa acumular água e, desta forma, impedir o desenvolvimento do mosquito.
O trabalho dos agentes, ressalta Marcelo Viana de Castro, superintendente em Saúde da AMS, mostrou que 57,4% dos criadouros do Aedes aegypti se concentra em entulhos, sucatas e lixo (recipientes plásticos e latas), “descartados pelos próprios moradores em terrenos baldios e mesmo nos próprios quintais”. Também foram encontrados criadouros em pneus, pequenos depósitos móveis e caixas d’água elevadas. “A maioria dos focos – 4,5% – foi identificada no perímetro compreendido entre o Jardim das Flores e o Parque Jaboti, região densamente povoada, mostrando que a população precisa ter consciência da responsabilidade de manter os quintais e terrenos sempre limpos”, alerta Viana.
LOCAIS
Estrato 1 – 3,1
Parque Bela Vista, Afonso Camargo, Parque de Exposição, Parque Perdigão, Dom Romeu Alberti, Água Azul, Jardim Ponta Grossa, Parque das Araucárias, Vale Verde, Marcos Freire.
Estrato 2 – 1,3
Posto Catarina, João Paulo, Sol Nascente, Osmar Guaraci Freire, Interlagos, Vila Regina, Vila Apucaraninha, Barra Funda, Lago Jaboti, Club 28, Colônia dos Novos Produtores e Jardim Paineiras.
Estrato 3 – 0,7
Centro, Vila Nova, Rodoviária, Jardim América, Jardim Trabalhista, Vila Operária, Jardim Aclimação;
Estrato 4 – 4,5
Parque Santo Expedito, Cemitério da Saudade, Cemitério Cristo Rei, Jardim Das Flores, Jardim Esperança, Prefeitura e Vila Formosa.
Estrato 5 – 2,5
Estádio Bom Jesus da Lapa, Colégio Agrícola, Sesi, Jardim Colonial, Parque da Raposa, Jardim Santos Dumont, Adriano Correia, Fecea, Recanto do Lago, Jardim Marissol e 30 BIMEC.