Acadêmicos do terceiro ano do curso de Turismo e Negócios do campus Apucarana da Universidade Estadual do Paraná (Unespar/Fecea) desenvolvem há cerca de 30 dias levantamento das potencialidades turísticas do município. Tecnicamente chamado de inventário turístico, o trabalho acadêmico é realizado em parceria com a Secretaria da Promoção Artística, Cultural e Turística da Prefeitura de Apucarana (Promatur) e consiste na aplicação de questionário.
Devido à pandemia, o contato tem sido feito através de ligações telefônicas. “Trata-se de um questionário básico, visando coleta de informações sobre o estabelecimento, que vão compor um mapeamento do que a cidade tem a oferecer no setor turístico, com destaque aos meios de hospedagem, alimentação, agenciamento e meios de transporte”, argumenta professora Maria Agar Borba, secretária da Promatur.
Até o momento já foram catalogados comércios e empreendimentos afins. “Na aplicação do “Formulário A”, os acadêmicos da Unespar/Fecea relataram dificuldade no contato com alguns comerciantes que, ao não saberem da pesquisa, demonstraram receio em responder as perguntas”, revela Maria Agar.
O “Formulário B”, que começa a ser aplicado nesta semana e deve se estender até o final do ano, envolve o mapeamento dos meios de hospedagem, agências de viagens, equipamentos de lazer, eventos e transportes. “Nós próximos dias os acadêmicos vão entrar em contato com responsáveis por hotéis, pousadas, pesqueiros, bares, padarias, restaurantes, pesque-pagues, parques, boates, casas noturnas, clubes, empresas de transporte, entre outras atividades afins, por isso pedimos a essas pessoas que atendam aos acadêmicos. Trata-se de um trabalho sério e de grande importância que vai resultar em um documento técnico valioso para o desenvolvimento do setor no município”, diz a secretária Maria Agar.
Caso paire alguma dúvida, complementa ela, a pessoa pode confirmar identificação do acadêmico junto à Promatur ou à Unespar/Fecea. “Pela Unespar/Fecea, a responsável por coordenar as ações de elaboração do inventário é a professora Lorena Mancini. A atividade acontece dentro da matéria de Planejamento Turístico do Patrimônio Histórico”, esclarece a secretária da Promatur.
A última atualização do inventário turístico de Apucarana aconteceu em 2009. “Neste período, empreendimentos encerram suas atividades e muitos outros surgiram. Em especial a partir de 2013, com as gestões Beto Preto e Júnior da Femac, a cidade registrou um aquecimento no setor turístico com surgimento de novas agências de viagens, hotéis, restaurantes, cafeterias, entre outros negócios”, conclui Maria Agar Borba, secretária da Promatur.