Durante encontro regional das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAEs), realizado ontem (terça-feira – 05/02), no Cine Teatro Fênix, em Apucarana, a Secretária de Esportes da Prefeitura de Apucarana, professora Dione Gaspar, representou o prefeito Beto Preto (PT) e anunciou que já está em estudo a criação de um Departamento Municipal Paradesportivo. “O prefeito nos deu esta incumbência e temos em nossa proposta de trabalho a encampação do paradesporto, para que possamos desenvolver o esporte também em parceria com as APAEs, Núcleo Regional de Educação, Secretaria Estadual de Esporte, empresários, enfim, para que realmente possamos fazer a inclusão esportiva das pessoas com necessidades especiais”, disse professora Dione.
De acordo com ela, a proposta está na fase de levantamento de ideias. “Vamos trabalhar duro, dia e noite se por preciso, para fazer deste departamento uma realidade e que Apucarana possa levá-lo como exemplo a outros municípios, para que as APAEs não trabalhem sozinhas. De mãos dadas é sempre muito melhor para todos”, completou. Uma vez viabilizado, o Departamento Municipal de Paradesporto terá como missão desenvolver, viabilizar, incentivar e apoiar o esporte a todo cidadão, sem discriminação.
Durante o encontro, uma promoção da APAE de Cambira, com apoio do Governo do Paraná, Núcleo Regional de Educação, Prefeitura de Apucarana, Fundação Cultural de Apucarana e Conselho Regional das APAEs – microrregião de Apucarana, aconteceu ainda a palestra: “Aprendizagem Escolar, Cognição e Comportamento: contribuição da neurociência e das evidências científicas”, ministrada pelo Dr. Clay Brites, neurologista infantil. A diretora da APAE de Cambira, Nilda Sabatini, e que no evento representou também o Conselho Regional, avaliou o encontro como histórico. “Agradecemos muito o apoio do NRE e a abertura da Fundação Cultural de Apucarana. Sempre foi um desejo realizar um evento como este, e hoje temos aqui reunidos tanto professores, psicólogos e dirigentes da educação especial, quanto da educação regular, mostrando que todos têm o mesmo compromisso, que é o de promover a verdadeira inclusão social através da Educação”, disse Nilda.
A chefe do Núcleo Regional de Educação, professora Maria Onide Balan Sardinha, também compartilhou a alegria de fazer parte do momento. “Para nós da rede estadual é uma alegria promover esta integração com as APAEs. Antigamente tinha-se sempre a impressão de que as instituições trabalhavam isoladas, mas hoje é nítido o diálogo. Nós do NRE, já compartilhamos a tempos dificuldades e conquistas”, contou. Representando todas as diretoras de APAEs da microrregião Apucarana, esteve a diretora da APAE local, Izabel Ortega.