Os 55 veículos que prestam serviço de forma terceirizada à Autarquia Municipal de Educação (AME), no transporte de alunos da rede municipal de ensino, passaram por uma vistoria na tarde de ontem (quinta-feira – 07/02). O grupo foi reunido no pátio de máquinas da Prefeitura de Apucarana, no Jardim Diamantina e, durante parte da tarde, técnicos do Departamento Municipal de Transporte Escolar, agentes da Guarda Municipal de Apucarana (GMA) e policiais militares do Pelotão de Trânsito do 10º BPM procederam a inspeção veicular. Foram investigados a regularidade dos itens de segurança obrigatórios, pneus, parte mecânica, plotagens, entre outros itens.
A documentação profissional e habilitação dos condutores também foi checada. Preocupado com a questão, de Curitiba, onde cumpria agenda oficial, o prefeito Beto Preto (PT) recomendou rigor no trabalho. “Transporte escolar é algo muito sério. As famílias nos confiam a segurança de seus filhos e por isto não podemos permitir que veículos sem as devidas condições e também que motoristas despreparados conduzam nossos alunos”, ponderou o prefeito. Ele lembrou que além dos “terceirizados”, existem outras 13 linhas de transporte feitas pela frota própria. “Ao todo serão transportados cerca de 6 mil alunos por dia, em veículos como ônibus, microônibus, kombis e vans”, informa o prefeito.
Segundo um balanço feito pela Autarquia Municipal de Educação, dos 55 veículos inspecionados, nenhum apresentou irregularidade grave. “Os condutores com algum tipo de pendência foram orientados a proceder as correções e se reapresentarem até quarta-feira para uma nova vistoria, sob pena de não poderem iniciar os trabalhos”, informa professor Fernando José de Freitas, diretor-presidente da AME. A volta às aulas na rede municipal acontece no dia 18.