O sistema de esgotamento sanitário de Apucarana vai saltar dos atuais 65% para 82% de cobertura até fevereiro de 2015. O investimento, de R$20,3 milhões por parte da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), foi confirmado ontem (sexta-feira – 15/03) pelo prefeito Beto Preto (PT), em audiência que contou com a participação do gerente local da estatal, Rui Mendes Júnior, do engenheiro Victor Pereira Romano, da Unidade de Serviços, Projetos e Obras Nordeste da Sanepar, e representantes da empreiteira vencedora da licitação, Village Construções Ltda, de Curitiba.
Os serviços iniciam ainda neste mês, pelo Jardim Colonial, e devem durar dois anos. O canteiro central das obras vai ficar situado nas imediações do Loteamento Parque da Raposa, nas proximidades do campus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). “É uma grande notícia, sobretudo pelo aspecto da reversão do tratamento, com a construção de elevatórias que vão bombear todo o esgoto desta região beneficiada para estações longes destes mananciais, despoluindo e preservando as bacias dos rios Pirapó e Tibagi, que são de abastecimento”, destacou o prefeito.
No total, serão beneficiados com as obras 23.175 habitantes, com a instalação de 7.242 novas ligações prediais. A projeção é de que sejam gerados 583 empregos diretos e cerca de 3 mil indiretos.
Tecnicamente, os investimentos anunciados pela Sanepar compõem a ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Biguaçu, com execução de 136 quilômetros de rede coletora, 8.553,40 metros de interceptores, 3.334,18 metros de linhas de recalque e construção de três novas estações elevatórias de esgoto: EEE Colonial, EEE Juruba e EEE Adriano Correia.
Presente na reunião, o secretário de Obras, vice-prefeito Júnior da Femac, pediu diretamente à empreiteira, zelo na reconstrução das calçadas e do asfalto. “É assustadora a quantidade de reclamações que recebemos dos cidadãos quanto a falhas das empreiteiras neste sentido. Por isto abro já este canal de diálogo para que não tenhamos mais problemas, garantindo desde já que a recomposição aconteça dentro dos princípios da qualidade”, disse Júnior.
Além do Jardim Colonial, serão atendidos com a expansão do sistema de tratamento de esgoto bairros como o Núcleo Castelo Branco, Parque das Cerejeiras, Jardim Sabia, Núcleo Adriano Correia, Aclimação, Jaçanã, entre outros bairros da região leste.