A meta de acabar com as filas nas unidades básicas de Saúde, uma proposta de governo da atual administração durante o pleito, começa a ganhar forma em Apucarana. Depois de autorizar a contratação de 17 novos médicos, o prefeito Beto Preto (PT) iniciou ontem (segunda-feira – 18/03) o trabalho de mobilização dos servidores da Autarquia Municipal de Saúde (AMS) para passar coordenadas da nova metodologia administrativa.

As conversas tiveram início com dois grupos de profissionais, sendo funcionários que realizam a marcação das consultas e os envolvidos no setor de enfermagem. “É chegada a hora de voltarmos a pensar grande na Saúde Apucarana, e é justamente isto que estamos fazendo desde janeiro, sob o comando do secretário Hélio Kissina, que já realiza um excelente trabalho de reorganização”, avaliou o prefeito. Ele lembrou que quando foi secretário, em 1999, encontrou “um caos semelhante como o que a cidade vivencia hoje”. “E foi com trabalho firme e duro, com a união de todo o funcionalismo que acabamos com as filas nas UBS. Inclusive zeramos filas em especialidades como cirurgia de hérnia, vesícula, catarata, varizes”, disse o prefeito, que vai realizar reuniões de mobilização também com outras esferas do atendimento, como agentes comunitários de saúde, médicos e dentistas. “Quem toca a saúde são os servidores e por isto conto desde já com o auxílio de todos para que efetivamente possamos resolver esta questão. Vamos juntos dar uma virada”, pontuou o prefeito.

Segundo Beto, que semanalmente tem realizado giros pelas madrugadas nos postos de saúde e mantido conversas com os cidadãos, o trabalho deve ter início com a verdadeira humanização do atendimento e pela compreensão da dor do próximo por parte dos servidores. “Precisamos tirar a população que busca auxílio médico das madrugadas e vamos conseguir isto conquistando corações e mentes. Quero que dialoguem, que promovam o acolhimento do paciente, que atendam com calor humano. Construí a maioria e deixei muitos recursos para construção de várias UBS em Apucarana e posso dizer que tijolo não atende ninguém. A excelência no atendimento passa necessariamente pela motivação e dedicação dos funcionários. E a equipe envolvida que dá a credibilidade”, complementou o prefeito.

Durante a reunião, o prefeito lamentou a falta de valorização dos servidores nos últimos 12 anos e aproveitou para ouvir dos servidores as principais dificuldades que enfrentam. Ele também garantiu aos servidores que a administração vai dar a sua contrapartida, oferecendo condições de trabalho e absorção da demanda. “A estrutura da Saúde Pública em Apucarana hoje é maior do que a que tínhamos à disposição em 1999, mas o serviço que é oferecido à população é lamentavelmente bem menor. Quando secretário, deixei a rede atendendo a cerca de 20 mil consultas/mês, e hoje, 12 anos depois, apesar de ter quase três vezes mais funcionários do que naquela época, o ano de 2012 foi fechado com uma média de 17 mil consultas/mês. Em 1999 peguei o laboratório municipal oferecendo 2 mil exames/mês e deixei com 12 mil/mês. Hoje com estrutura melhor, são feitos apenas 5 mil exames/mês. Dentro de 10 dias, quero que o laboratório volte a oferecer 10 ou até 12 mil exames/mês”, garantiu o prefeito.

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