As constantes chuvas deste verão deixam a saúde pública ainda mais apreensiva em relação à dengue. O último Lira (levantamento de índice de rápido de infestação por Aedes Aegypt) aponta um índice de 6,1 em Apucarana, mas existem regiões em que esse número chega a 8,1.
Outro fator que preocupa são os casos recém-confirmados na área da 16ª Regional de Saúde. São quatro em Arapongas, um em Califórnia e quatro em Bom Sucesso. Neste ano, Apucarana teve apenas um caso de dengue (importado) confirmado, entre mais de vinte suspeitas notificadas. Trata-se de uma senhora residente no Núcleo Parigot de Souza, que se contaminou durante uma viagem a uma cidade da região Noroeste do Estado.
Diante deste quadro, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância em Saúde (Divisão de Controle de Endemias) vai realizar neste sábado, dia 16, durante todo o dia, uma grande mobilização contra a dengue, no Parigot de Souza. “Estamos reunindo os nossos 52 agentes de endemias, Guarda Municipal e Corpo de Bombeiros, além de esperar por um expressivo contingente de voluntários do 30º BIMtz, clubes de serviço e outras entidades da sociedade”, anuncia o secretário de saúde, Dr. Hélio Kissina.
Ele explica que o objetivo é realizar um trabalho de panfletagem, com orientação e conscientização da comunidade em relação aos riscos da dengue e a necessidade inadiável de manter as ações preventivas, visando extinguir com os criadouros do mosquito transmissor da doença. “O Aedes se reproduz em água parada e limpa e com o grande volume de chuvas em Apucarana e região aumenta o risco de proliferação dos focos”, alerta Kissina, acrescentando que caminhões da prefeitura estarão à disposição para a coleta de materiais inservíveis e que podem acumular água.
O veterinário Agnaldo Aparecido Ribeiro, superintendente da Vigilância em Saúde, explica que mais de 50% dos criadouros do mosquito da dengue, em Apucarana, estão situados em terrenos baldios. “Portanto, é indispensável que os proprietários assumam a responsabilidade de manterem limpos os seus terrenos; a mesma conduta deve ser adotada por todos apucaranenses em relação aos seus quintais, eliminando recipientes que possam acumular água da chuva”, assinala Ribeiro.
O prefeito Beto Preto, que nesta semana se reuniu com o secretário Hélio Kissina para tratar da questão da dengue, conclamou ontem todos apucaranenses a se unirem na luta contra a dengue. “A situação é de alerta e todos precisam somar forças para o enfrentamento do Aedes Aegypt, pois não desejamos um quadro mais grave da doença, como já acontece em outras regiões do Estado”, reforçou o prefeito. Segundo ele, o ponto de partida da mobilização contra a dengue deste sábado (16), será junto à Unidade Básica de Saúde (UBS) Marcos Sanches Mascaro, na rua Conselheiro Vasconcelos, s/Nº, no Parigot de Souza.