Quatro dias depois da queda de uma árvore causar estragos de grande monta na Escola Municipal Mateus Leme, o prefeito Beto Preto autorizou hoje (22) a abertura do processo licitatório para realizar uma ampla reforma no estabelecimento de ensino. O valor previsto da obra, com recursos próprios do município, é da ordem de R$ 506.288,76.
Beto Preto destacou que a licitação será conduzida em caráter de emergência e deve estar concluída em 30 dias para o início imediato das obras. “A Escola Mateus Leme tinha recebido melhorias recentemente, mas agora vamos fazer uma ampla reforma, garantindo o conforto, mas, sobretudo, a segurança dos alunos. Quando assumimos os 60 prédios escolares da rede municipal não tinham alvará dos bombeiros e agora estamos com essa irregularidade praticamente zerada”, observou Beto Preto.
A diretora da Mateus Leme, Silvia Regina Miranda, deu ênfase a grande mobilização da prefeitura em atender a ocorrência e adotar as medidas necessárias o mais rápido possível. “Fiquei muito triste ao ver o grande estrago que a queda da árvore ocorrida durante o vendaval do último domingo causou a minha escola, mas me senti confortada pelo apoio das equipes da Autarquia de Educação, das secretarias de Obras e de Serviços Públicos, entre outras, que não mediram esforços em amenizar a situação”, disse Silvia.
Segundo a engenheira civil da Autarquia Municipal de Educação, Miriam Corbacho a reforma da escola tem prazo de execução de 120 dias. A obra prevê a troca de toda estrutura metálica do telhado e da cobertura da escola; construção das paredes de três salas de aulas e do muro; substituição de toda rede elétrica do estabelecimento; melhoria no refeitório; troca de piso de cinco salas de aula; reforma de dois sanitários; pintura, entre outros serviços.
A presidente da Autarquia Municipal de Educação, Marli Fernandes, lembrou que o ano letivo dos 350 alunos da Escola Mateus Leme não será prejudicado pela reforma. “Vamos fazer adequações do período integral para o parcial. O estudo dos nossos alunos não será prejudicado e temos que agradecer a Deus que a queda da árvore tenha ocorrido num período de férias, sem colocar em risco os alunos e professores”, observou Marli.
Os estragos na Escola Municipal Mateus Leme, situada na Rua Nova Ucrânia, ao lado do Cemitério Cristo Rei foram causados por um temporal da noite de domingo passado. Um eucalipto de grande porte caiu sobre o muro do cemitério e o teto da escola, destruindo três salas de aula e gerando danos no sistema elétrico, entre outros prejuízos.