Em visita ao prefeito Júnior da Femac, o Cônsul-Geral interino do Japão no Paraná, Wakaeda Kazuu, comunicou que a escola nipo brasileira mantida pela Associação Cultural e Esportiva de Apucarana (Acea) será totalmente reformada. A notícia de aprovação do projeto junto a agência internacional de cooperação Brasil-Japão chegou ao conhecimento do diplomata durante o encontro de cortesia. “Com alegria que confirmo que em breve a escola nipo brasileira estará com todas as suas salas recuperadas. Sabemos que trata-se de um prédio bem antigo, então, certamente a comunidade vai ganhar muito com esta obra”, disse Kazuu, convidando a população de Apucarana a conhecer o trabalho da entidade e “aprender a língua japonesa”.

Kazuu lembrou que o governo nipônico, através do consulado no Paraná, tem sempre que acionado investido em projetos na cidade. “Em 2018, através de intermediação da Acea, entregamos um veículo utilitário van, adaptado para passageiros com baixa mobilidade e cadeirantes, ao Lar São Vicente de Paulo e, em 2019, financiamos a construção de um novo salão multiuso anexo à escola nipo brasileira, que agora será totalmente recuperada”, relatou o diplomata japonês. No salão multiuso, pontua Kazuu, são realizadas atividades como aulas de dança, artes marciais, ikebana, origami, além de encontros da terceira idade e outros eventos para comunidade japonesa.

Na audiência, ele esteve acompanhado do presidente da Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão do Paraná, Arata Hara, do presidente da Acea, Keniti Ishida, do presidente do Conselho da Acea, Satio Kayukawa, e do secretário da Acea, Eduardo Nakaguishi.

Pela prefeitura, participaram ainda o vice-prefeito Paulo Sérgio Vital e o secretário da Indústria, Comércio e Emprego, Edison Peres Estrope. “Uma alegria muito grande para Apucarana recebermos mais esta notícia de investimento do Governo do Japão. Estamos abertos sempre abertos a novas parcerias, em especial a chegada de novos empreendimentos com foco na geração de emprego e renda. Destaquei que qualquer empresa japonesa que venha a ser indicada pela Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão no Paraná para aqui se instalar, vai se sentir em casa em nosso município, pois somos uma cidade com grande presença japonesa. Convivemos diariamente não só com aspectos da cultura, mas da gastronomia, arquitetura. O Japão está presente até na natureza, com as cerejeiras ornamentais”, pontuou o prefeito Júnior da Femac que reiterou apoio da prefeitura à realização da tradicional Festa da Cerejeira, prevista para acontecer em junho do próximo ano.

“O Japão está presente em Apucarana desde o início do município, através da chegada dos primeiros descendentes. A festa da cerejeira celebra essa aliança e terá sempre o nosso apoio”, reforçou o prefeito, frisando que até a data agendada o cenário sanitário deve ser totalmente favorável para a realização do evento.

O presidente da Acea, Keniti Ishida, lembrou que o Governo do Japão, através do Consulado Brasil Japão em Curitiba também já contribuiu com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Apucarana (APAE/Apucarana). “Agradecemos ao Cônsul interino, Senhor Wakaeda Kazuu, que mais uma vez confirma investimentos em Apucarana. A colônia está bastante contente. Fomos muito recebidos pelo prefeito Júnior da Femac. A prefeitura tem sido sempre grande parceira da Acea”, disse Keniti. A Escola Nipo Brasileira de Apucarana fica na rua São Jerônimo, 150. Fundada em 1948, foi criada como uma extensão da Associação Cultural e Esportiva de Apucarana (ACEA) e atua no ensino da língua e divulgação da cultura japonesa.