Os psicólogos que atendem na atenção básica participaram hoje (25) de capacitação no Salão Nobre da Prefeitura. O “Protocolo de atuação do psicólogo(a) na atenção primária à saúde”, foi discutido em profundidade, com vários exemplos práticos de atuação dentro das unidades básicas de saúde de Apucarana.

A comissão de elaboração do protocolo, formada pelas psicólogas Camila Siguinolfi, Ana Rita Rigoleto e pela assistente social Mariane Nunes, explicou o leque de ferramentas à disposição dos profissionais no auxílio às demandas de saúde mental. “A ideia foi mostrar um guia prático de atenção à saúde mental”, disse Camila. “Os equipamentos da Rede de Atenção à Saúde Mental, as possibilidades de saber onde buscar o auxílio ou encaminhamento de que precisa, a diversidade das demandas que surgem foram pontos de destaque em nosso encontro.”

A capacitação desta quarta-feira integra o rol de iniciativas do Comitê Intersetorial de Saúde Mental, que envolve as secretarias da Mulher e Assuntos da Família, da Saúde, da Educação, do Esporte e da Assistência Social e é coordenado pela secretária da Mulher Denise Canesin. “Neste primeiro momento, nós tratamos da ambientação dos psicólogos, mas vamos ter uma série de encontros, reuniões de equipe, estabelecer um cronograma de capacitações, dentro da proposta de reestruturação, ampliação e fortalecimento da Rede”, afirmou a secretária.

Acolher

A coordenadora do Programa de Economia Solidária e Protagonismo Feminino da Secretaria da Mulher, Bete Berton, falou sobre a construção do programa e a intersecção da economia solidária com as práticas terapêuticas proporcionadas pela horticultura, destacando a transversalidade da proposta. Na UBS Maria do Café, os pacientes atendidos pela saúde mental dedicam-se ao cultivo de hortaliças, legumes e verduras e a horta, chamada de “Acolher”, é o piloto de uma iniciativa que se transformou em um programa municipal.