O surto de Covid 19, que atingiu a rotina de vida das pessoas ao longo do primeiro semestre de 2021, não alterou o atendimento do Procon Apucarana. Mesmo com restrições à presença de consumidores em suas dependências, a prestação de serviço alcança a marca de 984 procedimentos instaurados, com 490 concluídos. O número alcança a marca de 1.300 atendimentos, com o registro de orientações a consumidores e de relações não consumeristas.
Há ainda o registro de 302 reclamações de consumidores de Apucarana junto à plataforma consumidor.gov.br e outras 122 de municípios da região atendidos pela unidade de defesa do consumidor. Já o Paraná, na mesma plataforma, registra 50.798 ocorrências, com 78,30% de resolução de demandas.
Os dados apresentados pela coordenação do Procon Apucarana correspondem ao período de 1º de janeiro a 28 de junho, fechando assim o primeiro semestre do ano. A maior incidência de atendimentos está relacionada aos chamados serviços essenciais – 387 ocorrências – com 313 na área de telefonia e 74 para água e energia. Já os denominados assuntos financeiros – cartões de crédito, financiamentos, crédito consignado e contas bancárias – chegaram a 329 registros.
Para o coordenador do Procon Apucarana, advogado José Carlos Balan, estes números demonstram a eficiência do trabalho prestado em favor do consumidor de Apucarana e dos demais municípios da área de abrangência. Ele salienta que o consumidor, cada vez mais, está consciente de seus direitos e diante de dificuldades de solução de problemas com o fornecedor tem a quem recorrer.
Quanto às orientações, o coordenador explica que muitas questões apresentadas não têm relação com o mercado de consumo, mas a pessoa quer saber como proceder. Assim, justifica o advogado, o Procon Apucarana é a porta aberta para a solução do problema, que em um primeiro momento se mostra insolúvel, mas com o direcionamento do caso a quem de direito a resposta está dada.
PLATAFORMA – No tocante ao serviço online consumidor.gov.br, o coordenador do Procon Apucarana justifica que esta é uma ferramenta criada pelo Procon Paraná, como forma de dar celeridade na solução de demandas. No caso específico de Apucarana, o tempo de resposta é de sete dias, em média, com 78,48% de solução.