A Autarquia Municipal de Saúde (AMS) comunica que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu uma nota técnica orientando os municípios a suspender neste momento a vacinação das gestantes com a vacina Covid da astraZeneca. “Em atendimento a essa recomendação Apucarana interrompeu a vacinação de grávidas e puérperas a partir desta terça-feira. Existe um custo-benefício muito grande da imunização para a gestante e o bebê, mas vamos aguardar nova nota técnica da Anvisa sobre o seguimento da vacinação das gestantes”, afirma o diretor-presidente da AMS, Roberto Kaneta.

De acordo com Anvisa, a orientação é resultado do monitoramento de efeitos adversos da vacina. “A orientação da Anvisa é que a indicação da bula da vacina AstraZeneca seja seguida pelo Programa Nacional de Imunização (PNI)”, diz a nota enviada à imprensa. A atual bula do imunizante não recomenda a aplicação em grávidas sem orientação médica individual.

Kaneta orienta as gestantes vacinas com a astraZeneca que, na ocorrência que eventos adversos, procurem o setor de epidemiologia da Autarquia de Saúde para fazer um relato, o qual será encaminhado para a Secretaria de Estado da Saúde.

Publicações Recomendadas