A Prefeitura de Apucarana retomou nesta semana as obras de recape asfaltico, financiadas pelo Paraná Urbano. Os trabalhos foram vistoriados na tarde de ontem pelo prefeito Beto Preto, no Jardim Flamingos, em importantes vias de ligação inter-bairros e que dão acesso à Faculdade de Apucarana (FAP).

Segundo o prefeito, como forma de tornar o trânsito mais seguro e organizado nesta região, que mantém tráfego intenso de veículos, foi implantado o sistema binário. “O acesso à FAP é feito pela Rua Osvaldo de Oliveira, em sentido único; e a ligação da faculdade com a Avenida Minas Gerais é feita pela Rua Grande Alexandre”, explica Beto Preto.

Ainda nesta semana estarão concluídas as obras de recape das Ruas Osvaldo de Oliveira e Silva Jardim, ambas com seiscentos metros de extensão. A empreiteira Tapalan, vencedora da concorrência pública, está aplicando uma capa asfaltica de alta qualidade, com quatro centímetros de espessura em concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ).

“O recape da Silva Jardim já está pronto e agora as máquinas e operários trabalham na Rua Osvaldo de Oliveira”, informa o prefeito. Ele anuncia para os próximos dias obras de micro-pavimento em toda a extensão da Rua Grande Alexandre, onde também será aplicada uma capa asfáltica, sobre um trecho de calçamento em paralelepípedos. “Reconhecemos que o pavimento estava bastante deteriorado nestas vias e que tapa-buracos não resolvia mais a situação. Agora os moradores da região e estudantes da FAP terão vias em melhores condições”, avalia Beto Preto.

O recape de quase 10 mil metros quadrados nas ruas Silva Jardim e Osvaldo de Oliveira exigiram investimento de R$ 400 mil. Até agora, conforme explica Beto Preto, foram concluídos 40% das obras custeadas pelo Paraná Urbano. “O montante total do aporte de recursos é de R$ 6 milhões e o cronograma de obras segue até meados de 2017”, revela o prefeito.

Na próxima semana as obras de recape devem ser deslocadas para o Jardim Morada do Sol e um trecho central da Rua Munhoz da Rocha. Na etapa seguinte devem ser recapeadas ruas utilizadas pelo sistema de transporte coletivo urbano, no Núcleo João Paulo e Núcleo Dom Romeu Alberti.