O presidente do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná (TRT-PR), desembargador Arnor Lima Neto, anunciou oficialmente hoje (9), no gabinete do prefeito Beto Preto, a construção da nova sede do Fórum Trabalhista de Apucarana. O início da obra está previsto para janeiro, com prazo de construção de 24 meses.

O prefeito Beto Preto agradeceu a todos que contribuíram para concretizar a construção da nova sede de fórum, em um terreno de 5.000 m2, doado pelo município. “Estamos recebendo mais uma boa notícia para nossa cidade. É resultado do empenho de muitas pessoas, desde os vereadores que aprovaram a doação do imóvel, as articulações dos juízes da justiça do trabalho local, da direção do Tribunal do Trabalho, entre tantos outros que contribuíram para isso acontecer”, destacou Beto Preto.

Observando a estreita ligação que possui com Apucarana, onde começou a trabalhar no Banco do Brasil, depois atuou como advogado e a cidade de nascimento de seus filhos, o presidente do TRT-PR, Arnor Neto, disse que o prefeito Beto Preto foi um dos grandes colaboradores para Apucarana poder dispor de uma sede que passe a atender as demandas das duas varas do trabalho aqui existentes. “Teremos aqui uma Justiça do Trabalho bem instalada para bem atender aos cidadãos”, afirmou.

A diretora do Fórum Trabalhista de Apucarana, juíza Ana Maria São João Moura, dimensionou os benefícios da nova sede do fórum trabalhista. “Vai possibilitar a melhor prestação de serviços para população e vamos concentrar todos nossos servidores num mesmo prédio. Proporcionará facilidade para os advogados e seus clientes, que atualmente enfrentam até mesmo problemas para identificar em que vara será realizada a audiência de seus processos. Tem gente que perde a audiência por comparecer na vara errada”, lamentou Ana Maria.

O juiz Maurício Mazur, titular da 2ª Vara do Trabalhode Apucarana, lembrou que a jurisdição do Fórum Trabalhista local engloba Apucarana e outros 10 municípios (Bom Sucesso, Califórnia, Cambira, Jandaia do Sul, Kaloré, Marilândia do Sul, Marumbi, Mauá da Serra, Novo Itacolomi eRio Bom), com população total estimada em mais de 200 mil pessoas. “Era uma obra necessária há muito tempo, um reconhecimento da importância de Apucarana para a Justiça do Trabalho do Paraná”, comemorou Maurício Mazur.

A nova sede do fórum será construída na Avenida Central do Paraná, com investimento estimado de R$ 4,86 milhões.“O prédio ficará ao lado de cinco importantes obras: do Cisvir, Praça CEU, Posto de Saúde Bolivar Pavão, Capela Mortuária do Jardim Ponta Grossa e da futura instalação da Emater Regional. Tudo isso vai dar cara nova aquela região”, avalia o prefeito Beto Preto.

O edifício-sede terá 1.506 m2 de área construída e o conceito básico do projeto do novo Fórum Trabalhista é a funcionalidade, com ambientes projetados de acordo com as dimensões necessárias ao bom andamento dos processos de trabalho. Haverá salas específicas para conciliação, para testemunhas, de perícias, auditório para escola judicial e também para uso da comunidade.
O quesito “acessibilidade” será plenamente respeitado, com adequação das instalações sanitárias aos portadores de necessidades especiais, balcão de atendimento baixo, piso tátil direcional e de alerta, rampa de acesso e vagas especiais.

O Fórum será sustentável, com captação e armazenamento das águas pluviais que serão usadas para lavagem de pisos e manutenção de jardim. O novo imóvel será climatizado e contará com 195 pontos para computadores, impressoras e telefonia, além de segurança eletrônica, com infraestrutura para alarme patrimonial e circuito fechado de TV e sistema para-raios.

Com um montante de 5 mil processos em andamento, a Justiça do Trabalho em Apucarana atualmente funciona em dois locais distintos. Na sede própria, localizada na Rua São Paulo, concentra a 1ª Vara, a direção do fórum e a central de mandado. Já a 2ª Vara atende em um imóvel alugado na Avenida Paraná.

Apucarana conta com uma das mais antigas e consolidadas unidades jurisdicionais do Tribunal do Trabalho paranaense. A 1ª Vara do Trabalho de Apucarana foi instalada há 37 anos, em 8 de novembro de 1979.

Também participaram do evento desta tarde no gabinete do prefeito Beto Preto, o diretor-geral do TRT-PR, Sandro Alencar Furtado; o presidente da subseção da OAB em Apucarana, Carlos Antônio Stoppa; secretários municipais e vereadores