O governador Ratinho Junior e o secretário de Estado da Saúde Beto Preto acompanharam na manhã deste domingo (28) a vacinação contra a Covid-19 no Complexo Esportivo Lagoão, de Apucarana. “Lançamos a Campanha Vacinação Domingo a Domingo com o objetivo de acelerar a aplicação das doses. Apucarana é uma cidade que é exemplo de ritmo de vacinação. Apucarana é uma referência no combate a pandemia e na imunização da sua população contra a Covid. O prefeito Junior da Femac e a equipe da saúde estão de parabéns pela organização e é por isso que escolhi estar aqui hoje, a primeira cidade para acompanhar a vacinação em um domingo conforme estamos incentivando”, afirmou Ratinho Junior.
O governador adiantou que o Paraná vai receber mais uma remessa de doses da vacina contra a Covid-19 na próxima semana. “A ideia é vacinar o maior número de pessoas no Paraná o quanto antes. Por isso mantemos a meta de imunizar toda população de até 60 anos ainda em abril”, destacou.
O secretário de estado Beto Preto disse da intenção do governo do estado de vacinar a maior número de pessoas neste momento utilizando toda remessa recebida do Ministério da Saúde na aplicação da primeira dose. “Estamos seguindo a estratégia do Ministério da Saúde, mas precisamos ter garantia da segunda dose e estamos sendo muito cautelosos quanto a isso. A partir da entrega do Governo Federal, mantemos o compromisso de colocar a vacina nas 22 regionais de saúde em 24 horas. O que precisamos é de vacinas porque o Paraná tem condições de imunizar 200 mil pessoas por dia se tivermos os imunizantes”, garantiu Beto Preto.
Para o prefeito Junior da Femac, a classificação de Apucarana como referência no combate a pandemia e vacinação da Covid-19 é resultado de “muita organização, profissionalismo, seriedade e amor pelas pessoas. Nossa vacinação aos domingos já vinha acontecendo e deu certo. Levamos essa experiência ao Governador Ratinho Junior que agora estimula essa prática em todo o estado. Estamos satisfeitos em função de o governador Ratinho Junior e o secretário Beto Preto terem escolhido Apucarana para começar essa caminhada em cidades que estão imunizando sua população no domingo. Queremos salvar vidas.”
O governador Ratinho Junior e o secretário Beto Preto seguiram de helicóptero até Maringá para acompanhar a vacinação também naquele município. Apucarana está vacinando hoje, até as 17 horas, no Lagoão, idosos de 70 e 71, e demais pessoas acima dessa faixa etária que ainda não tiveram a oportunidade de se imunizar. O atendimento no local acontece pelo sistema drive-thru e na parte interna do ginásio de esportes para que chegarem a pé.
Amanhã (29), a vacinação avança para os idosos de 69 anos. As doses estarão à disposição pelo sistema drive-thru no estacionamento do Lagoão entre 8h30 e 17 horas e na parte interna do ginásio para quem chega a pé, bem como nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Maria do Café, no Jardim Ponta Grossa; Antonio Sachelli, no Jardim Colonial; Walter Lazarini, no distrito do Pirapó; Pedro Barreto, e no distrito da Vila Reis, entre 8h30 e 15h30.