Depois de 5 dias de competições com a participação de 72 equipes de 28 Núcleos Regionais de Educação do Paraná, o Estádio Municipal Olímpio Barreto (antigo Bom Jesus da Lapa) sediou na manhã desta quarta feira, os jogos finais dos 63º Jogos Escolares do Paraná – etapa Bom de Bola. As partidas foram acompanhadas pelo prefeito Beto Preto que, ao lado de representantes da Secretaria de Estado de Esporte e Turismo e das equipes vencedores, entregou as premiações.

Na primeira decisão da manhã, categoria feminino B, a equipe da Escola Estadual Nereu Ramos, de Manoel Ribas, ficou com título nos pênaltis. A partida seguinte, pela categoria feminino A, deu o troféu de campeã à equipe do Colégio Estadual Tsuru Oguido, de Londrina.

A primeira disputa masculina foi a mais difícil. Com a presença de muita torcida, Colégio São José, de Apucarana, e Colégio Ética, de Londrina, decidiram o título da categoria masculino B. O início do jogo foi de domínio da equipe visitante, com o goleiro Caio, de Apucarana, fazendo importantes defesas. No fim do primeiro tempo, a pressão surtiu efeito e Luiz Felipe, de Londrina, aproveitou um cruzamento na área para cabecear no contrapé do goleiro e abrir o placar.

Sob uma chuva leve, o início da segunda etapa foi de pressão do time de Apucarana, que chegou com perigo em cobrança de falta de Guerreiro. O empate veio pouco depois, com gol do camisa 10 João. Antes do apito final, Guerreiro mais uma vez levou perigo em cobrança de falta, mas parou no goleiro adversário e a terceira – e mais tensa – disputa por pênaltis do dia teve a vitória da escola de Londrina por 7 x 6, após oito cobranças de cada lado.

Já o troféu de campeão na categoria masculino “A” ficou com o time Colégio Euclides da Cunha, de Matelândia, que venceu no tempo normal por um a zero a equipe do Colégio Monteiro Lobato, de Cornélio Procópio.

O prefeito Beto Preto destacou mais uma vez o fato de Apucarana se tornar a capital do esporte do Paraná. “Durante cinco dias recebemos aqui 1,5 mil atletas de todo o estado. É uma satisfação total nossa cidade ser sede de mais uma competição a nível de estado. Apucarana é a casa do esporte do Paraná. Nossos atletas tiveram uma grande participação e parabéns os jogadores do time de São José pelo título de vice-campeão”, comemorou a Beto Preto.

A coordenadora-geral dos 63º Jogos Escolares do Paraná, Márcia Tomadon, enalteceu o apoio da administração municipal para realização do Bom de Bola na cidade. “A realização deste importante evento esportivo em Apucarana superou todas as expectativas. A prefeitura nos proporcionou a melhor estrutura de todas as cinco edições já realizadas no estado do Bom de Bola”, afirmou.

Márcia observou ainda que todos os campos que receberam as partidas contavam com toda infraestrutura, com destaque para a qualidade da grama. “Tudo saiu perfeito, desde suporte médico em cada jogo, o atendimento e disponibilidade da secretaria municipal de esporte e a alternativa de podermos contar com escolas municipais para solucionar o impasse de alojamento dos atletas devido à ocupação de colégios da rede estadual. O esforço do prefeito Beto Preto foi essencial para que o Governo do Estado fizesse aqui hoje o encerramento de um evento marcado pelo nível de excelência”, declarou Márcia.

A secretária do Esporte e Lazer, Jossuela Pinheiro, deu ênfase ao sucesso do Bom de Bola que Apucarana acaba de sediar. “Ao lado dos jogos Escolares do Paraná- Final B e Jogos Abertos do Paraná – Final B, esse é o terceiro evento esportivo estadual que nossa cidade sedia neste ano. O prefeito Beto Preto é um grande incentivador do esporte e as equipes das secretarias municipal e estadual do esporte trabalham juntas para o grande resultado que temos alcançado”, avalia Jossuela, lembrando que Apucarana recebe agora em novembro, entre os dias 11 e 17, 3,5 mil atletas para 29º Jogos da Juventude do Paraná (Jojups) – Fase Final B.

Os Jogos Escolares Bom de Bola, como parte dos Jogos Oficiais do Paraná, são organizados pelo Governo do Paraná, através da Secretaria de Estado da Educação (SEED), Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo (SEET), Núcleos Regionais de Educação (NREs) e Regionais de Esporte (RE), com apoio das Prefeituras Municipais, Entidades de Administração do Desporto do Estado e a Empresa de Alimentos Parati.