Dez alunos do Colégio Estadual Tadashi Enomoto iniciaram hoje (27) o curso gratuito do Programa GeoGebra. As aulas serão ministradas em quatro sextas-feiras consecutivas na Biblioteca Municipal de Apucarana, através de uma iniciativa da Secretaria Municipal da Promoção Artística, Cultural e Turística (Promatur).

Segundo a secretária da Promatur, Maria Agar, a oferta do curso faz parte das várias iniciativas que pretende implementar para a utilização dos computadores instalados há 4 meses na biblioteca. Os equipamentos, que foram doados pela Fundação Bill & Melinda Gates, dos Estados Unidos. Instalados na Biblioteca Pública Municipal, estão disponíveis para estudo e pesquisas dos usuários, bem como para oferta de cursos voltados especialmente para os jovens.

O curso está sendo ministrado pelo professor de matemática e física, José Aparecido Wagatsuma. “O objetivo é apresentar o Programa GeaGebra como uma nova ferramenta de estudo da geometria e da álgebra. Com certeza isso vai ajudar os estudantes a entender melhor a matéria em sala de aula”, diz o instrutor voluntário, José Wagatsuma.

Entre os 10 estudantes que se inscreveram espontaneamente para participar do curso, Ana Beatriz Almeida Santos, do 8º ano, diz que “toda oportunidade de aprimorar o estudo tem que ser aproveitada.”

O GeoGebra foi criado especialmente para facilitar o estudo da matemática. O programa traz os recursos necessários para fazer e analisar equações.