A Secretaria Municipal de Assistência Social de Apucarana, através dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), realizaram uma semana de palestras referentes ao Outubro Rosa.“Nos quatro CRAS, houveram atividades relacionadas à prevenção do câncer de mama e ações voltadas aos cuidados das mulheres”, conta Márcia Regina de Sousa, secretária da pasta.

O coordenador da Proteção Social Básica do CRAS 4, Paulo Augusto da Fonseca, lembra que a mulher, na perspectiva da Política de Assistência Social, é a integrante que esta à frente na condução e resoluções da família. “Devido a isso, necessita ter uma atenção especial, tanto nas questões de saúde, auto-estima e no fortalecimento de sua posição como mulher, mãe, avó, profissional”, afirmou.

Os CRAS são uni
dades públicas estatais descentralizadas da Política Nacional de Assistência Social (PNAS) e atuam como a principal porta de entrada do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). “Os CRAS são responsáveis pela organização e oferta de serviços da Proteção Social Básica nas áreas de vulnerabilidade e risco social”, explica a secretária Márcia. Além de ofertar serviços e ações de proteção básica, o CRAS possui a função de gestão territorial da rede de assistência social básica, promovendo a organização e a articulação das unidades a ele referenciadas e o gerenciamento dos processos nele envolvidos.

Apucarana conta atualmente com quatro unidades: CRAS 1 Geraldo César de Souza -Avenida Central do Paraná, 1420 – Praça do CEO – Jardim América – Fone: 3426-7355; CRAS 2 Lázaro Zanotti – Rua Ilson Ferreira Guerra, 15 – Sumatra I – Fone: 3424-8348; CRAS 3 José Ferreira de Souza – Rua Curitiba, ao lado do nº 25 – Vila Reis – Fone: 3456-1569; CRAS 4 Padre Dominique – Travessa Padre Tito Cerazoli, S/N – Jardim Figueira – Fone: 3424-1470.

Publicações Recomendadas