Apucarana teve um campeão estadual na 21ª edição do Programa Agrinho. Trata-se de Hícaro Fernando da Silva, do 2º ano, da Escola Municipal Augusto Weyand, localizada no Jardim Tibagi. A redação de Hícaro foi escolhida como a de melhor texto em âmbito estadual. Mais dois alunos da rede municipal apucaranense tiveram seus trabalhos selecionados.

A cerimônia de premiação do Agrinho foi realizada ontem (24) na ExpoTrade, em Curitiba. Os estudantes apucaranenses participaram, acompanhados de seus pais, professores, da secretária de educação Marli Fernandes e do prefeito Beto Preto para o recebimento dos respectivos prêmios. De Apucarana também participou Satio Kayukawa, representando o Sindicato Patronal Rural, representando o seu presidente Mirynho Moisés.

O Programa Agrinho é o principal projeto de responsabilidade social desenvolvido pela Federação da Agricultura do Estado do Paraná, por meio do Serviço de Aprendizagem Rural (Senar), que propõe à nova geração uma reflexão sobre as relações entre o campo e a cidade.

Esse ano, 6,5 mil estudantes paranaenses inscreveram seus trabalhos no concurso que teve novamente como tema “As coisas que ligam o campo e a cidade e nosso papel para melhorar o mundo”. A categoria Desenho foi voltada às crianças da Educação Especial e do 1º ano do ensino fundamental, enquanto que modalidade Redação abrangeu os alunos do 2º ao 9º ano.

Os outros dois premiados da rede municipal foram Samuel de Paula Azevedo e Silva, do 1º ano, da Escola Municipal Padre Antônio Vieira (Desenho) e Jéssica Aparecida da Silva, do 5º ano, da Escola Municipal José Brazil Camargo (Redação). Os dois ficaram em 1º lugar entre os trabalhos da Regional de Lodrina.

O prefeito Beto Preto se manifestou entusiasmado com a boa participação das crianças matriculadas na rede municipal de educação. “Só tenho a agradecer pelo empenho das diretoras, das professores e, sobretudo, dos alunos que produziram bons trabalhos”, comentou. Beto Preto também congratulou-se com o presidente da Faep, Ágide Meneghetti, “pelo belíssimo programa criado em parceria com as escolas de todos os municípios paranaenses”.

A secretária municipal de educação, professora Marli Fernandes, felicitou aos selecionados, bem como os seus professores. “Parabéns aos alunos pelos excelentes trabalhos desenvolvidos e também aos docentes por seu empenho. Eu e o prefeito Beto Preto ficamos sempre muito felizes quando temos notícias de que nossos alunos estão se sobressaindo em concursos, pois elas atestam a qualidade da educação oferecida aqui”, disse.