A Secretaria da Agricultura da Prefeitura de Apucarana lembra a população que mantém o Projeto Municipal de Controle Natural da Dengue, através do uso das plantas Citronela e Crotalária. “O período ideal para o plantio é de setembro a novembro”, alerta Dr. José Luiz Porto, secretário Municipal da Agricultura.

Ele frisa que a prefeitura distribui gratuitamente as mudas de citronela e sementes de crotalária. “As mesmas podem ser retiradas na Rua Lapa, nº 127, ao lado da Câmara Municipal de Vereadores”, comunica Dr. Porto.

Lançado em dezembro de 2013, desde então milhares de mudas e sementes produzidas no viveiro municipal já foram distribuídas. O prefeito Beto Preto destaca a importância da iniciativa, que vem obtendo bastante interesse por parte da população. “As pessoas estão cada dia mais conscientes da importância do combate ao mosquito aedes aegypti e pedimos que quem ainda não retirou sua muda de citronela ou semente de cotralária, compareça à secretaria da Agricultura”, solicita o prefeito.

No campo prático, a citronela atua como um repelente natural do aedes aegypti e cada planta mantém o mosquito afastado numa área de até 50 metros quadrados.Já a crotalária atrai o inseto conhecido como libélula, um predador natural do mosquito transmissor da dengue e outras doenças.

Serviço:
Mais informações sobre a distribuição gratuita de mudas podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, pelo telefone 3423-5020.