Desde a abertura solene, quando o hino nacional será interpretado por agricultoras, o 23º Encontro da Mulher Rural valorizará a participação das trabalhadoras do campo. O evento acontecerá no dia 20 de outubro, das 8 às 16 horas, nas dependências da Associação Cultural e Esportiva de Apucarana (Acea). Na edição deste ano não haverá longas palestras, mas atividades que, na maior parte do tempo, serão conduzidas pelas próprias agricultoras.

O encontro é uma promoção do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-PR), em parceria com o Governo do Estado, Pró-rural e Secretaria Municipal de Agricultura. Conforme a extensionista da Emater e organizadora do evento, Jandira Valmórbida, o objetivo é que as mulheres rurais expressem a sabedoria que possuem, compartilhando o conhecimento em dinâmicas especiais.

A programação conta com um espaço denominado “Tribuna da Mulher”, quando as participantes terão a oportunidade de fazer sugestões, denúncias, solicitações e relatar experiências. As mulheres, junto com familiares, também vão protagonizar uma peça teatral que abordará a sucessão na propriedade rural.

Haverá também uma exposição de panos de prato e uma palestra sobre a cultura rural. “Queremos que a cultura e os motivos rurais estejam cada vez mais presentes, em atividades como o artesanato, por exemplo. Vamos incentivá-las a retratar paisagens e panoramas do meio rural, expressando através da arte uma cerca ou uma balaustra e não um pinguim que não tem nada a ver com a nossa cultura”, exemplifica Jandira, acrescentando que para o ano que vem será lançado um concurso de pano de pratos com motivos exclusivamente rurais.

A programação contará ainda com distribuição de plantas, show musical, feirinha, bingo que terá como prêmio uma novilha leiteira, palestra sobre a preservação da água e um painel que apresentará alternativas para uma vida saudável. “O painel contará com quatro profissionais. Uma psicóloga que focará o amor próprio em benefício da saúde, uma terapeuta ocupacional que falará sobre a importância das atividades físicas, uma especialista em fitoterápicos que abordar a utilização de remédios caseiros e uma nutricionista que repassará orientações para uma alimentação saudável”, pontua Jandira.

O encontro é realizado desde 1994 com uma média de público de cerca de 600 participantes, oriundos de vários municípios da região, e integra o calendário oficial de Eventos do Estado do Paraná. Considerado o maior evento do gênero da região, o evento cria um momento de discussão e troca de informações, visando o empoderamento das mulheres rurais e aumentando sua participação no processo de desenvolvimento.

Publicações Recomendadas