A Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana incorporou duas novas salas de vacina na rede de unidades básicas de saúde. As UBSs Rodrigo Yoshi, da Vila Apucaraninha; e Eunice Penharbel, no Residencial Sumatra, além de reabrir a “Valdecir de Paula”, que estava desativada, enquanto aguardava a conclusão da reforma do prédio, completando a estrutura de 23 salas de vacinação. Como resultado da inclusão das novas unidades, a Campanha Nacional de Multivacinação encerrada no dia 30 de setembro atingiu 3.337 doses de vacinas aplicadas em 4.932 pessoas que passaram por aqueles locais para verificar os registros nas carteiras de vacinas.

O diretor-presidente da AMS, Roberto Kaneta, disse que a abertura das salas de vacinas na Vila Apucaraninha e Residencial Sumatra “vem contemplar a sequência de investimentos na melhora do atendimento a população, principalmente aos residentes nos bairros mais distantes do centro da cidade”. Ele relata que com as novas salas em funcionamento, os pais terão menos dificuldades para levar os filhos para vacinação. “Com a Valdecir de Paula interditada, a vacinação era realizada em outras unidades, dificultando o acesso aos pais. O mesmo acontecia com os moradores da Vila Apucaraninha, que buscavam a UBS Romeu Milani na área central, enquanto os moradores do Sumatra e Jaçanã eram atendidos no Colonial. Agora, com as novas salas, acreditamos que haverá mais tranqüilidade e segurança aos pais e às crianças”, manifesta Kaneta.

Kaneta acrescentou ainda que nas salas de vacinas implantadas estão equipadas por refrigeradores próprios para a conservação de imunizantes, seguindo os critérios do Ministério da Saúde. “A Autarquia de Saúde investiu, este ano, mais de R$ 100 mil na compra de equipamentos que oferecem maior segurança quanto à qualidade das vacinas”, lembrou o diretor-presidente.

NÚMEROS – O Departamento de Vigilância Epidemiológica conclui hoje (13/10) o relatório da Campanha Nacional de Multivacinação, desenvolvida pelo Ministério da Saúde para regularizar os registros nas carteiras de vacinação na faixa etária de zero a quatorze anos incompleta. Conforme os relatórios entregues pelos coordenadores das 23 unidades básicas de saúde, mais de cinco mil pessoas passaram pelos locais de vacinação. Foram aplicadas 3.337 doses de multivacinas, sendo 1.562 de zero a quatro anos incompletos; e 1.775 acima de cinco anos.